sexta-feira, 24
 de 
setembro
 de 
2021

Domingo tem eleição para conselheiro tutelar e região tem 189 candidatos

Conselho Tutelar realiza um importante trabalho que visa a garantia dos direitos das crianças e adolescentes. Foto: Ricardo Marajó/SEDSOcorrem neste domingo, em todo o país, as eleições para conselheiro tutelar. Os eleitores poderão ir às urnas para escolher os novos membros que atuarão no Conselho Tutelar em seus municípios pelos próximos quatro anos.

Nos dez municípios do suleste paranaense, estarão concorrendo, ao todo, 189 candidatos, disputando 50 vagas. Serão eleitos cinco conselheiros titulares em cada cidade.

A cidade da região com maior número de candidatos é Rio Negro, que tem 41 concorrentes habilitados à função, seguida por Fazenda Rio Grande, com 30. Por outro lado, Contenda tem o menor número, com apenas nove candidatos; em Campo do Tenente são 10.

Em Quitandinha, segundo o secretário municipal de Assistência Social, Elisandro Sousa, o poder público vem organizando os procedimentos para que tudo ocorra de forma democrática e transparente. “Temos ótimos candidatos, mas para que sejam eleitos os mais capacitados para o cargo, dependemos do voto de cada um. Peço a todos que participem”, convida.

O Ministério Público (MP) vem acompanhando o processo. Segundo a promotora Luciane Linero, do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça da Criança, do Adolescente e da Educação, é importante a participação popular para que os eleitos sejam efetivamente representantes da comunidade.

Ela reforça que o Conselho Tutelar foi criado para a proteção dos direitos da criança e do adolescente e que sejam escolhidos candidatos que estejam comprometidos com isso. “É importante que tenhamos pessoas qualificadas e da confiança da comunidade”, destaca a promotora.

Na grande maioria dos municípios, a votação será das 8 às 17 horas. Em Quitandinha, os eleitores deverão votar entre 9 e 16 horas. Pode dar seu voto todo cidadão que possua título de eleitor. Para votar, o eleitor deve comparecer ao local determinado em sua cidade munido de documento oficial com foto, além do título.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email