segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Municípios da região adaptam comemorações de 7 de Setembro

Mural foi elaborado em uma das instituições de ensino de Piên. Foto: Divulgação/Secretaria de Educação de Piên
Por conta da pandemia, mudanças afetam os formatos de desfiles tradicionais que ocorriam com a participação da comunidade

Setembro é marcado pelo desfile tradicional que conta com a participação da comunidade, mas mudanças no cenário da saúde fizeram com que adaptações fossem necessárias. Neste ano, algumas cidades estão com atividades programadas, após 2020 ter todas as comemorações suspensas.

Em Agudos do Sul, não haverá desfile presencial. De acordo com a coordenadora pedagógica da Secretaria de Educação, Maria Maoski, a decisão visa a segurança. “Ainda estamos vivendo um momento de aumento de casos”, comentou. A coordenadora afirma que o tema será desenvolvido dentro de sala de aula, com trabalhos que são apresentados aos pais e comunidade através das redes sociais.

Campo do Tenente terá uma Semana da Pátria, que teve abertura na última quarta-feira e contou com a apresentação das escolas e hasteamento da bandeira. Já na próxima semana, na terça-feira, será feita a abertura do Casarão Villa Anna, para visitas no dia do feriado. O evento contará com a Associação Museu Casarão Villa Anna, Rotary e Baspol com barracas de comida.

A secretária de Educação da Lapa, Maria Cristina Ferreira Ganzert, afirma que neste ano não haverá desfile na cidade, mas que as instituições do município irão trabalhar com o tema no currículo escolar. “Mesmo não havendo o desfile cívico militar que marca essa data, as escolas já trabalham os valores cívicos, patriotismo e o respeito aos símbolos da pátria durante o ano letivo e se intensifica quando da proximidade da comemoração do fato histórico, sendo este contemplado no currículo escolar”, comenta.

Segundo Maria Cristina, é importante que os estudantes aprendam e valorizem esse dia, de forma que possam passar adiante os bons ensinamentos, contar a própria história e reforçar a nossa cultura com muito patriotismo. “Fazendo da nossa nação, uma nação forte, cidadã e consciente, com valores e principalmente, dignidade”, finaliza.

Em Piên, de acordo com a secretária de Educação, Clarice Fragoso, todas as escolas começaram a cantar o hino nacional e fazer o hasteamento da bandeira às 8h e arriamento às 17h todos os dias até o dia 7 de setembro, pois iniciou na última quarta-feira a Semana da Pátria. “Algumas escolas já estão cantando o hino a semana toda. Também fizeram mural e estão tendo atividades sobre a pátria, com poemas e desenhos”, afirma.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email