Evento realizado em Fazenda Rio Grande reuniu mulheres para discutir a participação política
Com a presença de 360 participantes, o programa Mulher na Política Pública, promovido pela prefeitura de Fazenda Rio Grande, por meio da Secretaria da Mulher, debateu, na noite da última quinta-feira, formas de maior participação feminina nas tomadas de decisões nos diversos campos da sociedade, principalmente no político.
O Brasil conta hoje com índice de 17% d mulheres no congresso, ocupando as menores taxas de representatividade feminina.
A secretária de Assistência Social e da Mulher, Giuliana Marcondes destacou o fato das equipes das Secretarias da Mulher e de Assistência Social terem mulheres em suas direções e, no caso da Assistência Social, ter obtido ótima nota pelo TCE-PR por conta da performance de atendimento alcançada recentemente. “A discussão é suprapartidária, pois o objetivo é debater as melhores formas de melhorar as condições de participação feminina”, pontuou.
A ex-vereadora Isabel Baran realizou uma palestra, onde contou algumas experiências de quando foi vereadora e ressaltou que a participação feminina é democrática e as mulheres têm que romper as barreiras que sempre lhes são postas. “Há uma cultura que dificulta a ampliação do espaço feminino, devemos destacar também, que não devemos ser contra os homens, mas a favor das mulheres”, disse.
Presente na abertura do evento, o prefeito Marco Marcondes destacou o apoio da administração municipal ao público feminino. “Fazenda Rio Grande sempre vai dar todo o apoio e que as mulheres devem sim, ocupar todos os espaços que desejarem”, destacou.
A advogada Francine Prestes também falou sobre a cultura masculina no meio político, que está muito arraigada e precisa ser rompida. Além dela, a jornalista Isabela Lustosa realizou palestra sobre a participação feminina.