sábado, 24
 de 
fevereiro
 de 
2024

Milhares de jovens de toda a região são esperados para o DNJ

Santuário Nossa Senhora das Graças receberá expressivo número de jovens para a missa do Dia Nacional da Juventude, que contará com programação em Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Dia Nacional da Juventude, evento da igreja católica, acontece neste domingo e deve reunir mais de 2 mil participantes

A comunidade católica da região terá momentos especiais neste final de semana. Acontece neste domingo, em Piên, o Dia Nacional da Juventude (DNJ), que reunirá jovens de cidades vizinhas e que fazem parte da Diocese de São José dos Pinhais.

São esperados mais de 2 mil jovens em um dia repleto de momentos de fé e de animação. A programação tem início às 8 horas, com a acolhida dos participantes no Santuário Nossa Senhora das Graças, seguindo com missa presidida pelo bispo Dom Celso Antonio Marchiori. Após, haverá caminhada até o pavilhão do Parque Municipal de Eventos, onde será servido almoço a haverá show com a Banda Aleguia, teatro, pregação e adoração com o Diácono Léo, feira vocacional, show com a Banda Dominus, flashmob e encerramento com a divulgação de local e data do DNJ de 2023.

De acordo com o padre Thiago Zella Hoffmann, pároco de Piên e assessor diocesano da juventude, o DNJ é um gesto de partilha entre os jovens, com a vivência do amor de Deus. “O momento de DNJ é poder reunir os nossos jovens, para partilhar com outros jovens a sua juventude. Partilha essa é conduzida pelos momentos elaborados pela equipe da Pastoral Juvenil Diocesana, a partir da escuta de nossos jovens em encontros de reunião. É um momento de celebrar com grande júbilo a juventude e perceber que é uma fase da vida de extrema importância. Com isso, temos a esperança de que todos os jovens que virão nesse momento possam vivenciar o amor de Deus, que se revela na sua juventude e o envia a ser um jovem feliz e cheio de sonhos na caminhada”, afirma.

Padre Thiago ainda reforça que esta é uma experiência especial para toda a juventude e um chamado para acompanhar os jovens em sua caminhada cristã. “A juventude é o presente e o futuro da igreja e da sociedade. Com essa pequena frase percebemos qual grande é a fase da juventude. Mas é uma fase tão grande de sentido e significado na vida das pessoas, que pode ser o momento do futuro feliz ou do futuro triste. Com essa afirmação já é possível perceber que a juventude é como que um coração da vida da pessoa. Para isso, é preciso aproximar-se do jovem e acompanhá-lo com muito zelo, pois a juventude é uma etapa da vida que começa a se desenvolver os sonhos e esperanças no coração de nossos jovens. Como ajudá-los a perseverar na esperança da realização dos sonhos? Como acompanhá-los sem desanimar os mesmos? São perguntas que palpitam o coração de todos que já passaram por essa fase da vida e hoje tem a responsabilidade de acompanhar quem está na fase da juventude. Consequentemente, o grande desafio para nós, adultos, é conseguirmos acompanhar os nossos jovens como jovens, pois nossa tendência é acompanhá-los muitas vezes como adolescentes ou como adultos, julgando que são incapazes de assumir compromissos ou crendo que já podem assumir tudo. Na escuta sinodal dos nossos jovens, ficou muito claro o desejo deles para nós, é preciso aprender a escutá-los e não interpretar o que estão falando”, finaliza.

Mais informações e detalhes sobre a programação do DNJ 2022 podem ser conferidas no perfil da Pastoral Juvenil de Piên, no Instagram.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email