segunda-feira, 29
 de 
novembro
 de 
2021

Mandirituba vence categoria Tecnologia e Inovação no Prêmio Gestor Público Paraná

Projeto mandiritubense foi contemplado com Troféu Tecnologia e Inovação. Foto: Reprodução/PGP-PR
O projeto “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais”, de Mandirituba, foi um dos destaques na divulgação dos vencedores da 9ª edição do PGP-PR, realizada na quarta-feira (24), de forma virtual, sendo premiado em uma das principais categorias e enaltecendo o trabalho do prefeito Luis Antonio.

 

Mandirituba foi um dos destaques na divulgação dos vencedores da 9ª edição do Prêmio Gestor Público Paraná (PGP-PR). A sessão solene foi realizada na quarta-feira (24), na câmara de Curitiba, e o evento foi prestigiado de forma virtual por prefeitos e secretários municipais.

O projeto mandiritubense “Internet de Qualidade nas Comunidades Rurais” se destacou entre os melhores do ano de 2021 e venceu uma das principais categorias do PGP-PR, a de Tecnologia e Inovação. Na divulgação, a organização parabenizou o prefeito Luis Antonio Biscaia pelos resultados apresentados e enalteceu que a iniciativa leva internet de qualidade para as famílias que residem no meio rural, que pela distância até a cidade, não têm acesso à tecnologia de fibra ótica.

Segundo a prefeitura, a pandemia intensificou a demanda por internet de qualidade também no interior, pois surgiu a necessidade de levar internet para os alunos participarem das aulas e para amenizar os impactos do isolamento social, mas o prefeito sempre teve essa preocupação, mesmo antes da Covid-19. “Precisamos que a internet chegue com velocidade no meio rural, nas pequenas comunidades que vivem da agricultura. Internet não é luxo, é necessidade do nosso tempo”, enfatiza Luis Antonio.

O secretário municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho, Wagner Brasque, cita que foram realizados vários levantamentos no município, para criar indicadores confiáveis. “Dentre as famílias que possuem internet em casa, 33% têm dificuldade para pagar os custos mensais com o serviço e quando chove, a internet fica ruim ou falha, ‘com muita frequência’, para 41% das famílias, ter esses dados era primordial para saber por onde o projeto deveria começar”, explanou.

Também segundo os levantamentos, apenas 11% das famílias que vivem nessas comunidades têm computador, as demais utilizam celulares com planos de dados limitados para ter acesso a informações sobre a pandemia de Covid-19, estudar, trabalhar, acessar conteúdos religiosos e culturais e se conectar com a comunidade. Os levantamentos evidenciaram, ainda, que a desigualdade no acesso à rede tem consequências diretas na vida das mulheres trabalhadoras rurais. Segundo a prefeitura, um exemplo neste sentido é que muitas tiveram que contar com a ajuda de vizinhos ou mesmo se deslocar da comunidade para ter acesso ao auxílio emergencial.

Mandirituba envia seus projetos para análise desde o início do Prêmio, em 2013, e, só na gestão de Luis Antonio, o município foi contemplado em todos os anos desde 2017. O Prêmio Gestor Público Paraná é uma realização do Sindicato dos Auditores Fiscais da Receita do Estado do Paraná (SINDAFEP) com participação especial da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) e do Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR) e visa incentivar e premiar boas práticas da gestão pública municipal.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email