A merenda escolar é um item fundamental quando se trata de educação com qualidade. Em Mandirituba, a prefeitura tem um cuidado especial com este quesito, disponibilizando aos alunos refeições balanceadas, elaboradas por nutricionistas que também acompanham periodicamente o preparo dos alimentos nas escolas e Cmeis.
Atualmente, são atendidos mais de 3.200 alunos da rede municipal, com idade entre 4 meses e 12 anos. Para atender toda a demanda, são servidas diariamente mais de 6 mil refeições, obedecendo o cardápio elaborado pela nutricionista Luciana Micheleto, que é servidora efetiva do município. “A merenda requer todo um cuidado especial, desde a escolha dos itens para o pedido de licitação, recebimento e manipulação dos produtos. Todo o cardápio busca atender os requisitos nutricionais, dispondo de frutas, legumes, carnes, entre outros”, relata Luciana.
Outra preocupação está na variação do cardápio, já que algumas crianças, dependendo da idade, fazem até quatro refeições na escola. “Isso agrada o paladar dos alunos e é fundamental para uma boa alimentação. Também disponibilizamos alimentos especiais para estudantes com intolerância a lactose e glúten, que possuem laudos médicos e são orientadas pelos pais”, ressalta Luciana.
Além dos alimentos comprados através de licitação, a prefeitura também adquire produtos direto dos agricultores através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).