Uma série de serviços estará disponível à população de Mandirituba, na próxima semana, por meio do programa Paraná Cidadão. A iniciativa, realizada pelo governo estadual, por intermédio da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, instituições parceiras e a prefeitura, tem a finalidade de serviços que promovam cidadania, defesa de direitos e inclusão social da população paranaense.
As feiras acontecem no município nos dias 24, 25 e 26 de abril, das 9 às 17 horas, no salão paroquial na Praça Bom Jesus. Durante os três dias serão oferecidos serviços de emissão de documentos, orientação jurídica, ações sociais, ações de saúde, cultura e lazer e atendimento ao cidadão, sendo que no primeiro dia do evento, a confecção de RG será prioridade para as crianças e adolescentes atendidos pelo Programa Criança Protegida.
A secretária da Assistência Social e vice-prefeita de Mandirituba, Rosilene Vonsovicz Weber, ressalta à população que não é necessário trazer foto, pois haverá equipamento para emissão das fotos digitais, mas é importante levar os documentos originais, como RG, CPF, carteira de trabalho, certidão de nascimento e/ou casamento e comprovante de residência atualizado. “Os mandiritubenses também terão acesso a todos os serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social, como o Creas, Cras, Cohapar, Programa Social Baixa Renda, cortes de cabelo realizados pelos voluntários do programa Mãos que Geram Renda e o ônibus do Programa Mulher, Viver Sem Violência”, detalha Rosilene, destacando ainda outros atendimentos. “A Secretaria irá oferecer às pessoas acima de 50 anos, o curso de Smartphone. As aulas acontecerão nos três dias, com uma turma no período da manhã e outra no período da tarde, com 50 vagas”, detalha.
Na área da saúde, haverá aferição de pressão arterial, vacinas de febre amarela, antitetânica e Hepatite B, orientações de combate à dengue e de saúde bucal, distribuição de preservativos, orientação do uso de agrotóxicos e teste de glicemia.