Entre os 5.570 municípios brasileiros, Mandirituba foi o primeiro a se credenciar para angariar os repasses
Mandirituba alcançou um feito notável na cultura brasileira, ao se tornar a primeira cidade do país a cadastrar o plano de ação na plataforma TransfereGov e solicitar os recursos da Lei Paulo Gustavo. A ação, sendo o primeiro dos 5.570 municípios brasileiros a se credenciou para ser a receber os recursos, foi enaltecido e celebrado por artistas locais.
A Lei Paulo Gustavo é considerada uma grande conquista da classe artística e dos fazedores de cultura em todo o país, que foi apoiada pelos gestores de cultura e parlamentares e que fará o maior aporte de recursos federais da história da cultura brasileira, R$ 3,8 bilhões.
O diretor de Cultura de Mandirituba, Fernando Cordeiro, que também é presidente do Fórum de Gestores de Cultura do Paraná enalteceu a inciiativa. “Todos os municípios brasileiros e estados, têm o mesmo grau de dificuldade para cadastrar seus dados na plataforma, a única diferença é o valor dos recursos a serem requeridos, e, no plano de ações, devemos deixar claro nosso entendimento da lei, os mecanismos que devíamos empregar para executá-la e a participação da população na tomada de decisões conjunta, e isso nós já sabíamos deste de 2022, quando a Lei Paulo Gustavo foi aprovada, nós em Mandiritiba, achamos que seria um belo exemplo para todos os municípios, realizar o cadastro assim que a plataforma abriu, para garantir os recursos o mais rápido possível, pois a retomada cultural deve acontecer de forma ágil, e os municípios devem enfrentar o momento com ousadia e sem medo das novidades”, contou.
Para Maria Aparecida Claudino Biscaia, secretária de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o feito é resultado do empenho de toda a equipe. “Agradeço a toda a minha equipe, que trabalhou incansavelmente para elaborar e registrar o Plano de Ação. Essa conquista é fruto de dedicação e comprometimento”, disse.
O prefeito Luis Antônio Biscaia comemorou com entusiasmo e satisfação a notícia. “É uma imensa alegria fazer parte desse marco histórico para a cultura de nosso município. Tenho plena confiança de que estamos preparados para receber esse investimento. A Lei Paulo Gustavo é uma conquista significativa e positiva para nossa cidade”, destacou.
Em depoimento ao Polo de Cinema do Paraná, no último dia 13, o secretário executivo do Ministério da Cultura, Márcio Tavares, celebrou a conquista de Mandirituba e se comprometeu a trazer para o Paraná um grande evento do MinC para comemorar os primeiros repasses de recursos da Lei Paulo Gustavo.