Intitulado ‘Procura-se uma Estrela’, espetáculo reuniu cerca de 900 expectadores
A cidade de Mandirituba recebeu, na última segunda-feira, a peça teatral ‘Procura-se uma Estrela’, que trata sobre a doação de medula óssea. O evento foi realizado no Teatro Municipal e teve a participação das escolas da rede municipal e também da Apae.
Por se tratar de um espetáculo que utiliza uma abordagem poética e divertida, aproximadamente 900 expectadores, incluindo crianças e adultos do município, puderam aproveitar a apresentação, que ocorreu nos períodos da manhã, tarde e noite.
O diretor de Cultura, Fernando Cordeiro, comentou sobre a realização da peça no município. “A cultura pode contribuir na prevenção e conscientização sobre as mais diversas temáticas, nesse caso, se tratou de um tema importante para a saúde, sendo um importante investimento, pois prevenir é sempre mais barato do que tratar” afirmou.
A peça apresentou uma dupla de artistas acostumada a visitar os pacientes em tratamento de leucemia no Hospital de Clínicas, que resolve invadir a praça e ultrapassar o limite do hospital para cativar outra figura fundamental nessa história: o doador de medula óssea. Com muitas peripécias e graça, a dupla tenta convencer uma moça emburrada a cadastrar-se e para isso, contam a história do menino Alexandre e da costureira Maria, que soltam garrafinhas no mar com histórias verídicas de pacientes à espera de um transplante. Partindo da linguagem do palhaço e do clown, com música ao vivo, bonecos e jogos lúdicos de interação com o público, a peça diverte, comove e convida o espectador a tomar uma atitude de salvar vida em ser doador.
Desde 2005, a Processo MultiArtes, em parceria com a Vão Livre Produções Artísticas, realizou mais de 300 apresentações para cerca de 18 mil pessoas em diversas cidades do Brasil, e as campanhas realizadas após as apresentações resultaram em cerca de 5.000 novos cadastros de doadores voluntários. Em Mandirituba, também foi realizado o cadastramento de doadores voluntários na saída do evento.