domingo, 22
 de 
maio
 de 
2022

Mandirituba adere ao projeto Inclusão Solidária

Município passou a integrar o programa originário do governo do Estado. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Mandirituba

Iniciativa é ação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a prefeitura de Mandirituba e IDR-Paraná

O município de Mandirituba passou a integrar o projeto Inclusão Produtiva Solidária, uma ação da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho (SEJUF) em parceria com a Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, a prefeitura de Mandirituba e o Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná Iapar/Emater (IDR Paraná). A iniciativa é parte integrante ao projeto Renda Agricultor, que por sua vez está integrado o programa Nossa Gente Paraná, no eixo geração de Trabalho e Renda.

O projeto tem como objetivo promover atividades de inclusão produtiva no meio rural, em grupos de famílias em situação de vulnerabilidade social, que são organizadas em grupos e elaboram um projeto de produção coletiva, sob orientação e assistência técnica de um extensionista do IDR-PR e do CRAS de Mandirituba.

De acordo com a municipalidade, cada família participante recebe o repasse de até R$ 4 mil reais, utilizado coletivamente no financiamento do projeto. Os recursos são oriundos do Contrato entre o Estado do Paraná e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

Ainda conforme informado pela prefeitura, ao longo do programa podem ser desenvolvidas atividades agrícolas como hortas, pomares, quintais comunitários, pequenas criações. Também podem ser desenvolvidos pequenas unidades de transformação como panificados, massas, conservas, compotas, doces, geleias, produtos minimamente processados, além de unidades não-agrícolas como salão de beleza; artesanato; costura; equipamentos para prestação de serviço; e outras de interesse do grupo.

Os grupos receberão capacitação do IDR e dos agentes do CRAS Mandirituba que serão divididos em quarto módulos, que são noções básicas de organização coletiva e empreendedorismo, capacitação na atividade produtiva selecionada, aspectos de mercado e comercialização e gestão de empreendimentos coletivos.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email