segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Mais de 73 mil devem ser vacinados contra a gripe

Prioridade da vacina é para crianças de 1 a 6 anos, além de gestantes e puérperas nesta primeira etapa da campanha. Foto: Venilton Küchler/AENUma nova campanha nacional de vacinação contra a gripe teve início da última quarta-feira. A mobilização segue até o dia 31 de maio em todo o país e o Dia D de vacinação, quando os postos funcionarão no sábado, das 8 às 17 horas, ocorrerá no dia 4 de maio.

Neste ano, a campanha terá duas fases, sendo que na primeira etapa a prioridade será vacinar crianças de 1 ano a menores de 6 anos de idade, além de gestantes e puérperas. A partir de 22 de abril, idosos, profissionais da saúde e professores, doentes crônicos, povos indígenas, adolescentes que cumprem medidas socioeducativas e presidiários serão vacinados. A meta do Ministério da Saúde é vacinar pelo menos 90% deste público em todo o país.

No Paraná, devem ser imunizadas cerca de 3 milhões de pessoas pertencentes ao público-alvo da campanha, enquanto que nos dez municípios do suleste paranaense, serão cerca de 73,6 mil. “Nossa meta é alcançar 100% de imunização. No ano passado, fomos o primeiro município do Paraná a atingir a meta e neste ano estaremos trabalhando para não ser diferente. A UBS Rui Barbosa está com a sala de vacina preparada para atender ao público alvo com os melhores profissionais”, conta Lucinéia de Camargo, da Coordenação da Vigilância Epidemiológica de Agudos do Sul.

A profissional reforça ainda a eficácia da vacinação na prevenção do vírus Influenza. “A vacinação anual é a melhor forma de prevenção e é realmente eficaz, por se tratar de uma infecção viral a influenza trouxe e ainda traz muito perigo à população. A cada ano, a vacina é reformulada sendo segura e capaz de reduzir os casos graves, internações e até mesmo óbitos. É de suma importância que as pessoas procurem o posto de saúde mais próximo e realizem a vacinação”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email