São 1.050 soldados destacados para o 1º e o 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado e outros 402 que vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado
Novos policiais militares vão reforçar a segurança pública em todo o Paraná, na maior contratação da história da corporação. O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou nesta terça-feira (12), em Curitiba, da primeira de quatro formaturas que acontecem em diferentes cidades do Estado.
Na Ligga Arena, em Curitiba, 1.452 novos soldados se formaram e estão pronto para atuar nas ruas no combate à criminalidade. Deste total, 1.050 foram destacados para atuar no 1º e no 6º Comando Regional da Polícia Militar (CRPM), que abrangem a Capital, a Região Metropolitana e o Litoral do Estado, e os outros 402 vão reforçar o trabalho do 4º CRPM, que atende os municípios dos Campos Gerais, Centro, Centro-Sul e Sul do Estado.
O governador Ratinho Junior destacou, na solenidade, que a partir da formatura, os novos policiais estão prontos para ingressar na rotina de trabalho. “É um momento histórico para as famílias do Paraná. Ao todo, são quase 2,5 mil formandos. Acima de tudo, estamos levando mais segurança pública para a sociedade. Com estes profissionais, nós vamos ter policiamento em todos os 399 municípios do Estado”, disse Ratinho Junior.
De acordo com o governador, o reforço da Polícia Militar faz parte de um grande pacote de investimentos na segurança. “Isso se soma a outros esforços. Até dezembro, teremos 800 novas viaturas nas ruas, estamos comprando mais mil fuzis, além dos helicópteros do Projeto Falcão, que entregamos recentemente para melhorar o combate ao crime organizado nas regiões de fronteira”, afirmou.
Para estarem aptos à missão, os formandos passaram no concurso público iniciado em 2020 pela Secretaria de Estado da Segurança e foram convocados em 2022 para iniciar a capacitação na Academia Policial Militar do Guatupê, que teve duração de um ano. O treinamento compreende cerca de 50 disciplinas teóricas e práticas, como legislação, defesa pessoal e tiro policial, tática de confronto armado e gerenciamento de crises, direitos humanos, entre outras, e na sequência, os soldados iniciaram o Estágio Operacional, que teve duração de três meses. A previsão é que a partir da próxima segunda-feira os policiais recém-formados já estarão nas ruas.
O coronel Jefferson Silva, comandante-geral da Polícia Militar, destacou o reforço que a corporação terá com os novos profissionais. “Somos a corporação que protege a população em uma emaranhada teia de diferentes relações sociais. A sociedade demonstra muito respeito por essa atividade. A Polícia Militar está recebendo grandes investimentos, o que traduz a seriedade com que essa área é tratada no Estado. Agora vamos alocar esses profissionais nas cidades para gerar mais tranquilidade aos paranaenses”, disse Silva, destacando os atendimentos nas cidades. “Com o concurso vamos reabrir postos de trabalho em 94 municípios que antes compartilhavam policiais com outras cidades”, indicou.
O secretário de Segurança Pública, Hudson Teixeira, destacou a excelência da formação. “Nós fizemos questão de escolher os melhores coordenadores do Estado, os melhores coordenadores para que estes policiais tivessem a melhor preparação, para que estas turmas fossem as melhores dos últimos anos. Foram vários testes físicos, psicológicos, madrugadas sem dormir, frio, distância da família, enfim, preparando estes policiais, sem deixar de lado a sensibilidade e o amor ao próximo”, apontou.
Além de Curitiba, outras três cidades recebem a cerimônia de formatura dos novos policiais nesta semana. Em Londrina, 371 soldados se formam nesta quarta-feira e vão reforçar o efetivo do 2º CRPM, que atende todo o Norte e o Norte Pioneiro do Estado, enquanto na quinta-feira, acontece a formatura de 356 soldados em Maringá, incrementando o efetivo do 3º CRPM, que abrange as regiões Noroeste e Centro-Oeste, e por fim, em Cascavel, a cerimônia será na sexta-feira, com a formação de 328 soldados que vão atuar no 5º CRPM, compreendendo o Oeste e o Sudoeste do Paraná.
Mulheres na PM – Entre o novo contingente da Polícia Militar, são 467 novas policiais reforçando as fileiras da segurança pública do Paraná. A formatura desta terça reuniu 459 policiais do sexo feminino.
Formandos – O formandos demonstraram grande animação com esse novo momento. Natural de São Bento do Sul, Alexandre Maciel, de 25 anos, comemorou a conquista. “Já estive nas Forças Armadas e sempre foi um sonho, desde criança. Foi um processo difícil de estudo, aprovação no concurso, preparação para esse momento. Agora vamos ajudar muito a sociedade paranaense. O ensino é muito moderno, com foco em Direitos Humanos, garantia dos direitos da mulher, então estamos prontos para colaborar com a segurança pública”, disse.