domingo, 22
 de 
maio
 de 
2022

Luto: lapeano arcebispo Albano Bortoletto Cavallin morre aos 86 anos

Dom Albano morreu na última quarta-feira, após passar por procedimento cirúrgico para troca de válvula do coração. Foto: DivulgaçãoA comunidade católica paranaense se despede do arcebispo emérito de Londrina, Dom Albano Bortoletto Cavallin, que morreu na última quarta-feira após procedimento cirúrgico para a troca de uma válvula do coração.

Dom Albano nasceu no município da Lapa e se ordenou padre aos 24 anos. Atuou como padre coadjuntor na Catedral de Curitiba e também trabalhou na Igreja de Santa Terezinha, na capital. Sua ordenação como bispo ocorreu em agosto de 1973 e tomou posse após ser nomeado pelo Papa João Paulo II, no dia 14 de dezembro de 1986.

Foi nomeado arcebispo de Londrina e permaneceu à frente da igreja na cidade até 2006, quando se tornou arcebispo emérito. O velório de Dom Albano acontece na Catedral Metropolitana de Londrina, com missas programadas a cada duas horas. A celebração das exéquias foi realizada nesta sexta-feira, seguindo após para sepultamento na cripta da catedral.

Por meio de nota, o governador Beto Richa lamentou a morte do arcebispo, destacando o trabalho do religioso junto à comunidade. “Lamento profundamente o falecimento de Dom Albano Bortoletto Cavallin. Desenvolveu intenso trabalho pastoral como arcebispo de Londrina, por vários anos, e mesmo depois, já como arcebispo emérito. Uma grande perda para toda a comunidade católica”, disse.

O prefeito da Lapa, Paulo Furiati, também lamentou a morte de Dom Albano. “Ilustre lapeano que por onde passou em sua caminhada religiosa deixou um legado de solidariedade e amor aos nossos irmãos menos favorecidos”, afirmou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email