Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estão concluindo a fase de coleta de dados para o Censo Agropecuário 2017. Em todo o país, estão sendo visitadas cerca de 5,3 milhões de propriedade rurais.
Iniciado em outubro do ano passado, o levantamento de dados relacionados à atividade agrícola segue até o final de fevereiro. De acordo com o balanço preliminar do IBGE, das 373.044 propriedades estimadas em todo o Paraná já foram coletados dados em 290.974, enquanto que na região já foram visitados pouco mais de 9.940 imóveis rurais, sendo estimados aproximadamente 10.700 a serem inspecionados.
De acordo com Lucas Barbosa, supervisor do IBGE na sede de Rio Negro, a coleta de dados na região vem sendo positiva. “Os proprietários têm colaborado com a pesquisa, repassando as informações necessárias. O levantamento aborda itens como área total de terra, tipo de culturas e produtividade, número de animais que cria, entre outros”, explica Barbosa. “Devemos concluir as visitas já nos próximos dias”, finalizou o supervisor.
Concluída a aplicação de todos os questionários do Censo, os dados coletados então serão analisados e divulgados pelo IBGE. A divulgação dos resultados está prevista para ocorrer a partir de maio deste ano.