segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Lendas urbanas e rurais I

Fazer gestão pública não é uma das tarefas mais fáceis. Para quem quer trabalhar em algum governo primeiramente deve entender que não existe mais espaço para palpiteiros ou para indivíduos que não sabem quando é dia ou quando é noite. Iniciarei então alguns artigos sobre situações que podem parecer lenda, mas comumente podemos observar mesmo que com certa surpresa. Vamos andar no campo das hipóteses e tentar entender este verdadeiro mecanismo que “operamos” como cidadãos e como gestores.

Certo dia na cidade de São Borja do Sul (logicamente fictícia) o Zé Pandorga (meu avô gaúcho adorava chamar alguns desconhecidos assim) resolveu empreender. Confesso que para alguém fazer isso no Brasil a primeira qualidade que tem que ter é a coragem e a segunda é a paciência, tanto em legalizar o seu negócio quanto em começar a faturar. Esvaziando a poupança e emprestando dinheiro de amigos lá se foi o nosso destemido personagem.

Alugou uma loja, mobiliou o escritório, abriu as suas redes sociais, contratou os funcionários, fez uma grande inauguração e começou a produzir e vender os seus produtos. Tudo pronto! O Zé agora era empresário e até a roupa velha foi para o lixo. Agora ele vestia camisa e gravata para entrar no clima de “chefe”. Funcionários a postos e trabalhando, certo dia em uma visita a um fornecedor toca o telefone do nosso herói.

– Seu Zé, tem um fiscal da prefeitura aqui pedindo alguns documentos e eu não estou achando. O que eu faço com ele? Parece que vai ter multa! Ligava um dos funcionários extremamente nervoso com a visita do fiscal.

Imediatamente o nosso empreendedor lembrou que alguns passos bastante importantes foram “pulados” na ansiedade de se tornar dono do próprio negócio e que agora estava colocando o seu sonho em risco. Aliás não apenas o seu sonho, pois agora haviam funcionários contratados que também estavam em risco. Primeira ação do Zé? Correr atrás de seu contador para verificar como regularizar o seu “negócio” …

Continua na próxima semana…

Por: Raphael Rolim de Moura – Biólogo, Especialista em Gestão e Planejamento Ambiental, Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento. Professor universitário e atualmente ocupa Diretoria na Comec

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email