A Justiça Eleitoral divulgou, recentemente, o quantitativo de pessoas que tiveram o título de eleitor cancelado por ausência aos três últimos pleitos. Cada turno é contabilizado como uma eleição, bem como pleitos suplementares realizados.
No total, foram cancelados 2.486.495 títulos em todo o país, sendo 107.815 documentos no Paraná, e 1.815 nos dez municípios do suleste paranaense. A cidade com maior número de cancelamentos na região é Fazenda Rio Grande, com 1.220, enquanto Campo do Tenente, Quitandinha e Rio Negro contabilizaram apenas um, cada. O município de Piên, que recentemente passou por biometria, não contabilizou títulos cancelados.
A chefe do Cartório Eleitoral de Fazenda Rio Grande, Roberta Jurask Bueno de Paula, aponta os impedimentos atribuídos ao cidadão com o documento cancelado. “O eleitor poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e contrair empréstimos em qualquer estabelecimento de crédito mantido pelo governo”, detalha Roberta, orientando quanto à regularização da situação eleitoral. “Para se regularizar, o cidadão deve comparecer ao cartório eleitoral portando RG, CPF, comprovante de residência dos últimos três meses e o título de eleitor, se ainda possuir. O eleitor também precisa quitar a multa referente à ausência às urnas”, orienta.
Ainda conforme Roberta, qualquer pessoa pode consultar sua situação eleitoral pela internet ou em qualquer cartório eleitoral. “É possível consultar a situação no site do TSE ou TRE, ou pessoalmente no cartório eleitoral com um documento oficial com foto”, finaliza.