O primeiro circuito a ser retomado deve ser o de Mandirituba no dia 24 outubro. Foi criado um protocolo sanitário dirigido a empreendedores, caminhantes e ao pessoal que organiza as atividades para evitar o contágio pelo coronavírus
O Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-PR), as prefeituras, a Anda Brasil, e o Ecobooking vão retomar as Caminhadas na Natureza e, para isso, foi criado um protocolo sanitário dirigido a empreendedores, caminhantes e ao pessoal que organiza as atividades para evitar o contágio pelo coronavírus. O primeiro circuito a ser retomado deve ser o de Mandirituba, no dia 24 de outubro.
As Caminhadas na Natureza deram um grande impulso à atividade turística no meio rural. Em 2019, cerca de 70 mil pessoas percorreram os 159 circuitos oficiais de turismo rural no Estado, movimentando a economia de diversas comunidades. Em março do ano passado, com o agravamento da pandemia, as caminhadas foram suspensas.
De acordo com Terezinha Busanello, coordenadora estadual de Turismo Rural do IDR-Paraná, logo no início da pandemia muitas propriedades tiveram que evitar a entrada de turistas. Com isso, as famílias perderam uma importante fonte de renda, já que os participantes das caminhadas consumiam produtos nas propriedades ao longo do percurso.
“Em agosto do ano passado alguns circuitos foram retomados, mas com pequenos grupos. As propriedades com idosos permanecem fechadas à visitação. Atualmente cerca de 80% dos estabelecimentos estão recebendo turistas em grupos de 10 a 20 pessoas”, afirmou.
Foka Eline Jeannette Scheffer, de Curitiba, era uma frequentadora assídua das Caminhadas. Para ela, a expectativa da volta dos passeios na área rural é grande.
“Antes da pandemia, eu participava de alguma caminhada todo fim de semana. É uma atividade interessante por vários aspectos. É um lazer, uma forma de encontrar amigos, fazer novas amizades, ver paisagens rurais e ter acesso mais direto a produtos da agricultura familiar. Está todo mundo ansioso para a volta das Caminhadas”, afirmou.
Fonte – AEN