segunda-feira, 27
 de 
setembro
 de 
2021

Atletas gêmeas de Pinhais são convocadas para prova Internacional

As atletas vão fazer parte da equipe brasileira de Atletismo Sub-18. Foto - Prefeitura de Pinhais
Com apenas 15 anos de idade, as meninas vão fazer parte da equipe brasileira de Atletismo Sub-18

As atletas de Pinhais, conhecidas como gêmeas corredoras, Ana e Helena Mees Valério, de 15 anos, vão disputar, nos próximos dias 25 e 26, o Campeonato Sul-Americano Sub-18 de Atletismo, no Paraguai. Desde que iniciaram no esporte, há sete anos, as irmãs já conquistaram inúmeras provas de rua em diferentes partes do Brasil, até chegarem nas pistas de atletismo em 2017.

Ana e Helena foram convocadas pela Confederação Brasileira de Atletismo para compor o time de atletas da categoria Sub-18, que irão disputar o campeonato Sul- Americano, em Encarnacion, no Paraguai.

Em 2019, Helena foi campeã brasileira na categoria Sub-14, na prova dos 1000 metros rasos. Com a chegada da pandemia as provas foram paralisadas, mas os treinos continuaram. Em 2021, com a abertura das competições, as meninas ficaram entre as melhores do ranking brasileiro nas provas dos 1.500 e 3.000 metros.

Para as meninas participar de uma prova individual tendo uma companhia é muito importante. E agora o sonho é participar das Olimpíadas de Paris 2024. “Para chegar nas olimpíadas precisamos do índice olímpico, por isso vamos treinar mais e competir todas as provas que vierem para conseguir a classificação para 2024”, contam Ana e Helena.

A paixão pelo atletismo nasceu em uma viagem, onde o pai delas resolveu comprar um computador em uma loja e levou as filhas. Durante as compras, Ana acabou se perdendo, e apesar do susto, a família a encontrou em frente a um televisor assistindo a uma prova de atletismo. Neste momento, Ana falou que gostaria de fazer atletismo. O fato aconteceu na época que as meninas tinham sete anos e desde então começaram a se preparar para o esporte.

As atletas vão fazer parte da equipe brasileira de Atletismo Sub-18. Foto – Prefeitura de Pinhais



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email