Equipamento de hemodiálise poderá ser utilizado por pacientes internados na UTI ou na enfermaria em caso de necessidade de filtragem sanguínea
O Hospital Regional São Sebastião, da Lapa, celebrou, nesta semana, mais uma conquista para reforçar os atendimentos, a partir da administração do Complexo Hospitalar do Trabalhador na unidade. Agora, pacientes internados na UTI ou na enfermaria contam com equipamento de hemodiálise, em caso de necessidade de filtragem sanguínea.
O equipamento também é considerado de fundamental importância no suporte do Pronto Socorro do hospital, em casos como politraumatismo, caracterizado por múltiplas lesões comum em acidentes de transito.
Segundo o médico intensivista José Henrique Wasilewski, responsável pela Unidade de Terapia Intensiva do São Sebastião, é o primeiro aparelho de hemodiálise instalado no município. “O equipamento visa atender pacientes com necessidade de hemodiálise aguda ou pacientes que realizam tratamento em clínicas e que precisem de internação no hospital, a máquina vai servir para ajudá-los”, conta.
O profissional detalha ainda que o equipamento precisa de uma osmose reversa, acoplada em outra bomba que faz o tratamento específico da água, passa pela máquina, que por sua vez faz a circulação do sangue e é devolvido ao paciente, de acordo com a prescrição do nefrologista que dá suporte e a equipe de UTI.
A UTI do São Sebastião hoje possui 10 leitos e uma taxa de ocupação média de 80%. Atende pacientes da Lapa e região, e tem como unidade de referência o Hospital do Trabalhador.