Ação aconteceu seis cidades, com a presença da Mascote Sane em parque de Curitiba. Evento estimula o consumo de água segura e de qualidade e comemorou o Dia das Crianças
A Companhia de Saneamento do Paraná realizou neste sábado (12) uma nova edição do HidratAção, evento que estimula o consumo de água segura e de qualidade. Cerca de 25 mil copos de água tratada pela Sanepar foram entregues gratuitamente para a população em oito pontos movimentados das cidades de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e São José dos Pinhais.
A embalagem distribuída traz em seu rótulo a inscrição “Água de torneira”, anunciando que o copo traz a mesma água consumida em casa pela população de mais de 340 cidades no Paraná. A maioria dos copos entregues na ação não usam o padrão azul da Sanepar nas inscrições: são da cor rosa, chamando a atenção para a Campanha Outubro Rosa, de prevenção do câncer de mama.
“Esta é a segunda vez que realizamos o HidratAçãoe, em razão do Dia das Crianças, esta edição tornou-se especial. Estamos levando a Sanepar para locais com bastante movimentação, mostrando nosso trabalho e a importância da água, lembrando do público infantil e da importância de se cuidar da saúde”, explica o diretor comercial da Sanepar, Bihl Elerian Zanetti.
Participando das ações nos três pontos onde ocorreu em Curitiba, o diretor de Inovação e Novos Negócios da Sanepar, Anatalício Risden Júnior, analisou a aceitação do evento. “Trouxemos para a rua o trabalho da Sanepar de tratar a água, de ofertar a água de qualidade, ligando isso às ações de responsabilidade social da empresa que, neste evento, estimula o cuidado com a hidratação das crianças no Dia das Crianças”, disse ele.
“Em todos os pontos do HidratAção, as pessoas se aproximam, consomem a água ofertada, tem curiosidade sobre a atividade. Há uma aceitação muito grande entre a população”, contou Risden que, momentaneamente, ocupa também o cargo de diretor de Meio Ambiente e Ação Social da Sanepar.
Para a funcionária Mayara Rodrigues, que trabalha na área Comercial da Sanepar em Maringá e atuou na distribuição de água no Parque Ingá, a experiência é muito positiva. “A população gosta dessa aproximação da empresa e, além de tudo, é um momento valioso para reforçarmos também a importância do cuidado com a água. Isso contribui para a conscientização e para um futuro mais saudável para todos”, afirma.
CAPITAL – O ciclista Rodrigo Norberto aproveitou a distribuição para se hidratar, enquanto pedalava no Parque Barigui, em Curitiba. “Eu sou atleta de final de semana, mas treino durante a semana. Eu gosto de corrida em montanha e de pedalar. Sei que estar hidratado é muito importante. Eu mesmo já tive algumas experiências ruins, com muita câimbra, por não ter tomado água o suficiente. Acho excelente essa ação da Sanepar. É um grande alerta”, diz Rodrigo.
No mesmo Parque, a Sanepar também realizou ações educativas ligadas ao saneamento e à sustentabilidade, com a presença da Mascote Sane e da Estação Sanepar. Jogos de tabuleiro e de dados gigantes animaram famílias que estiverem no local, como a de Marcio, Mariana e Gustavo Madi. “A educação ambiental é importante para que desde cedo as crianças entendam o valor da sustentabilidade. Quem tem esse contato desde criança, vai poder fazer escolhas mais sustentáveis quando for adulto”, diz Marcio, pai de Gustavo e esposo de Mariana.
Gustavo, de 10 anos, participou das brincadeiras lúdicas da Estação e, no final, ganhou uma revistinha sobre saneamento. “Joguei um jogo de tabuleiro muito legal, que ensina sobre as estações de tratamento de água e de esgoto, a ETA e a ETE. É bem fácil, dá para jogar com a família e a revista também ensina. Você tem punições no jogo – se deixa a torneira aberta, por exemplo, pode ter que voltar umas casas ou ficar sem jogar. E tem umas ‘ajudas’ no tabuleiro, se aprende a cuidar da água direitinho. Você aprende sobre todos os processos que a água passa, até ficar limpinha”, conta ele.
A Estação Sanepar e a Mascote são projetos de educação socioambiental Sanepar que estão percorrendo o Paraná desde 2023, tendo visitado 109 cidades e atendido mais de 46 mil pessoas. A Mascote é a heroína da água, sendo uma das personagens do jogo virtual Bora Sanepar, disponível para celulares e tablets do tipo Android e que trata de saneamento e de sustentabilidade.
VOLUNTÁRIOS – Além dos empregados da área comercial da Sanepar, cerca de cinquenta colaboradores do Programa de Voluntariado Corporativo, estiveram auxiliando na distribuição dos copos de água do “HidratAção”. Cadastrados em um programa que começou em 2023, os voluntários atuam em diferentes atividades, desde ações sociais a mutirões de limpeza de mananciais e plantios de árvores.
Fonte: Agência Estadual de Notícias