sexta-feira, 27
 de 
maio
 de 
2022

Governo e chefes de núcleos regionais homenageiam escolas estaduais destaques no Ideb

668 escolas com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2019 foram homenageadas. Foto - Silvio Turra

Todos os 32 Núcleos Regionais de Educação (NREs) do Paraná realizaram na noite de sexta-feira (6) cerimônias – parte delas virtuais ou híbridas – para parabenizar profissionais e estudantes de 668 escolas com os melhores desempenhos no último Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), de 2019.

O secretário estadual da Educação e do Esporte, Renato Feder, esteve na entrega dessas homenagens aos diretores de colégios do NRE Área Metropolitana Norte, que contempla 14 municípios e aconteceu no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

“O Ideb não é uma meta, o Ideb é uma consequência do trabalho realizado por todos os profissionais da rede”, disse o secretário. “Fico muito orgulhoso e feliz pelo resultado, que é de vocês [diretores, professores] e dos alunos”, afirmou. Ele também parabenizou o esforço da rede para manter o ensino durante a pandemia, seja remoto ou presencial.

No último Ideb, o Paraná teve a alta mais expressiva do País (de 0,7) no ensino médio, de 3,7 para 4,4, subindo de sétimo para o quarto lugar no ranking de escolas públicas. Já no ensino fundamental II (do 6º ao 9º ano), o Estado subiu do sétimo para o terceiro lugar na classificação nacional.

Foi entregue o “certificado ouro” às escolas com os melhores índices e os maiores avanços (com relação ao Ideb 2017), que foram divididas em dois grupos, por níveis socioeconômicos, tanto para o ensino fundamental II quanto para o ensino médio.

Foram reconhecidas de três a cinco escolas em cada um dos oito critérios nos 32 NREs (considerando três escolas para NREs menores e cinco para NREs maiores), sendo que uma mesma instituição poderia ser homenageada em mais de uma categoria.

Também presente no evento, o diretor de Educação, Roni Miranda, parabenizou os representantes das escolas pelo resultado, reiterou o incentivo ao retorno das aulas presenciais e a preparação para o Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), que compõe a nota do Ideb e será realizado no fim deste ano. “É momento de usar todas as ferramentas e criatividade para recuperar a  melhor aprendizagem dos nossos estudantes”, disse.

SAEB 2021 – No mês passado, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou a realização do Sistema de Avaliação (Saeb) para o período de 8 de novembro a 10 de dezembro de 2021, em todas as unidades da federação. A partir de setembro, as escolas participantes serão contatadas pelo Inep para fazer o agendamento da aplicação dos testes.

Serão aplicados testes de Língua Portuguesa e Matemática para estudantes de 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e 3ª e 4ª séries do Ensino Médio, com o objetivo de preservar a comparação entre edições e a manutenção da série histórica de resultados do Saeb e, consequentemente, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

CERTIFICADO DIAMENTE – Na próxima semana será entregue o “Certificado Diamante” para reconhecer e homenagear as maiores escolas da Rede Estadual de Ensino do Paraná, considerando escolas com mais de 600 matrículas. Serão premiadas as 50 maiores médias do Paraná e os 50 maiores avanços de média, entre os Ideb 2017 e 2019.

FONTE: AEN



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email