O governo do estado confirmou em evento realizado na última terça-feira, a liberação de R$ 550 milhões para obras de saneamento em 17 cidades do Paraná. Este recurso, que já havia sido anunciado anteriormente, deverá ter as obras iniciadas ainda este ano, após a conclusão de todos os trâmites burocráticos.
Em seu discurso, o governador Beto Richa ressaltou o compromisso do estado em otimizar os índices de saneamento. “Há sete anos, o Paraná tinha 50% de cobertura com sistema de esgoto. Atualmente, este índice está em 72%, possibilitando que dentre as 11 cidades com os melhores percentuais de saneamento, cinco sejam paranaenses”, destacou. O recurso para este investimento foi firmado pelo governo do estado e a Caixa Econômica Federal, por meio do Programa Saneamento Para Todos.
Na região, os municípios de Agudos do Sul, Fazenda Rio Grande, Lapa, Piên e Tijucas do Sul foram contemplados com investimentos que totalizam R$ 53.500.000,00. “Este recurso é muito importante para a Região Metropolitana de Curitiba (RMC), a qual teve um desenvolvimento muito rápido, principalmente na questão de loteamentos, alguns até irregulares. Obras em saneamento são essenciais, porém onerosas e, sem o aporte estadual e federal, impossíveis de serem realizadas pelas prefeituras”, enfatizou o presidente da Assomec e prefeito de Fazenda Rio Grande, Márcio Wozniack.
Cumprida mais esta etapa, a Sanepar deverá agora realizar a licitação para contratação das empresas que realizarão as obras.