sábado, 22
 de 
junho
 de 
2024

GM de Pinhais recebe novos coletes balísticos e armas de treinamento

Novos equipamentos foram entregues pela prefeitura à Guarda Municipal. Foto Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Novos equipamentos foram entregues pela prefeitura à Guarda Municipal. Foto Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais
Entregues pela prefeitura, novos equipamentos de proteção à prova de balas têm maior capacidade defensiva e simuladores de diferentes calibres levam situações de campo ao ambiente de treinamento

Novos itens reforçam as atividades da Guarda Municipal (GM) de Pinhais. A Secretaria de Segurança e Trânsito (Seset), realizou, na última terça-feira, a entrega de novos coletes balísticos e equipamentos para treinamento dos agentes, ação do programa Pinhais Mais Segura, para reforçar as condições de trabalho do efetivo.

Foram adquiridos 70 coletes balísticos nível 3A, substituindo os antigos coletes 2A, com maior capacidade de proteção balística. Além disso, houve a aquisição de novas armas BLUEGUNS para treinamentos dos agentes que iniciarão com a próxima turma de formação, e para o efetivo profissional ativo.

O secretário de Segurança e Trânsito, Anderson Mendes, enalteceu a evolução da GM nos últimos anos. “Nosso orçamento saiu de R$ 250 mil para R$ 12 milhões, um alto investimento na segurança. Hoje completamos mais um ciclo, trocando todos os coletes, dando total segurança aos nossos guardas. A gente percebe a preocupação da administração municipal em dar condições de trabalho aos nossos guardas. Seja com equipamentos, a troca de armamentos, os coletes, armas de treinamento, tudo isso faz com que a nossa Guarda continue sendo respeitada e amada pelos nossos munícipes”, disse.

Para o presidente da câmara de Pinhais, Marcinho, a parceria entre os poderes executivo e legislativo tem contribuído para novas conquistas da cidade. “Em nome da câmara, quero dizer que é uma satisfação estar aqui na entrega desses equipamentos para a nossa valorosa Guarda. Contem sempre com a câmara para ajudar a nossa população, pois ajudando a Guarda, estamos ajudando a população também”, afirmou.

A prefeita Rosa Maria destacou o trabalho dos agentes, reforçando compromisso da administração em continuar viabilizando melhores condições de trabalho às equipes. “Segurança é uma das políticas públicas mais desafiadoras de uma gestão, mas aqui em Pinhais, com vontade política, com organização, com parceria, nós temos evoluído muito. Trabalhamos de forma muito articulada e tenho certeza que essa metodologia é a que gera resultados, porque aqui o que nós precisamos é cuidar das pessoas. Muito mais que referência para outras cidades, queremos que a população se sinta segura. Esse pacote grande de investimentos é mais um elemento importante desse processo de dar as melhores condições de trabalho e de segurança para quem faz a segurança de nossa cidade”, ressaltou.

Dentre os equipamentos entregues, estão cinco simuladores de calibre 12 PRO LASER, que consiste em uma versão totalmente funcional feita em impressão 3D para melhor aprendizado entre teoria e prática; cinco pistolas para treinamento SHOCK FINISHED de combate com retenção, que ao acionar o gatilho emitem som e disparam laser para o alvo; cinco simuladores de facas SAFE KNIFE que emitem som e podem deixar rastro de tinta no local em que seria realizado o corte; cinco simuladores de facas SAFE KNIFE ELETRIC que ao tocarem o alvo liberam uma leve carga elétrica.

Os coletes balísticos 3A, produzidos com material Kevlar, têm nível de proteção que suporta projéteis de calibres .357 (Magnum), 9 mm e .12.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email