segunda-feira, 26
 de 
fevereiro
 de 
2024

Gestores destacam resultados alcançados no Índice de Transparência

Quitandinha foi um dos municípios que obtiveram avanços nos índices do TCE-PR. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Quitandinha foi um dos municípios que obtiveram avanços nos índices do TCE-PR. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Quitandinha
Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) divulgou, no início do mês, o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP), ferramenta que detecta o grau de transparência

Considerada uma ferramenta para detectar o grau de transparência dos portais eletrônicos dos municípios, publicações das informações e a usabilidade dos portais, o Tribunal de Contas do Estado do Paraná (TCE-PR) implementou o Índice de Transparência da Administração Pública (ITP). No início do mês, o órgão divulgou os dados referentes ao ano de 2022, os quais apontam que entre os 399 municípios paranaenses, apenas 15 alcançaram o percentual 100%, sendo um deles Fazenda Rio Grande.

Desde 2019, quando começaram as publicações, as administrações municipais vêm acompanhando os avanços e, eventualmente, a necessidade de melhorias para alavancar o índice.

Na região, os chefes do poder executivo apontam os resultados pelos municípios e progressos alcançados ao longo das análises.

É o caso de Quitandinha que na edição de 2020 ocupava a 93ª posição no ranking dos 399 municípios com índice de 76,42%, caindo para 255ª em 2021 e, após várias alterações e atualizações saltou para a 40ª posição do ranking, como enaltece o prefeito Zé Quirera. “A nossa gestão desde o início tem o comprometimento com a transparência. A melhora do ranking do índice é um dos nossos compromissos. E fico muito feliz, pois Quitandinha ficou em segundo lugar entre as cidades que fazem parte da Amsulep”, comemorou.

A administração municipal de Piên também apontou a evolução do índice desde 2019, quando o percentual era de 68,70% atingindo 80,58% em 2022, após uma série de medidas adotadas para facilitar cada vez mais o acesso da população ao que se refere a gestão. A assessora jurídica Letícia Fuerst destaca que o corpo técnico do município busca, da melhor maneira, deixar todas as informações disponíveis para a população. “É nosso compromisso, enquanto poder público, fornecer mecanismos que facilitem o acesso a todas as informações relativas à transparência municipal”, disse.

Para o prefeito de Rio Negro, James Valério, onde o portal da prefeitura atingiu o índice de 97,51%, os resultados são frutos da dedicação do Controle Interno, da equipe da Informática e de todos os departamentos da prefeitura que seguem a Lei de Acesso à Informação. “O Portal da Transparência de Rio Negro demonstra uma evolução considerável do ano 2021 para 2022. Isso reflete o grau de responsabilidade em realizar uma gestão pautada na legalidade e na moralidade. Os agradecimentos para todas as secretarias municipais e servidores, que através da eficiência e eficácia das informações fidedignas, colocam nosso município em destaque na gestão inovadora”, apontou.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email