terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Câmaras municipais elegem novos presidentes

Membros eleitos para a mesa diretora na câmara de Quitandinha. Foto: Câmara de vereadores de Quitandinha
Membros eleitos para a mesa diretora na câmara de Quitandinha. Foto: Câmara de vereadores de Quitandinha
Em toda a região, estão sendo realizadas as eleições das mesas diretoras nas câmaras de vereadores para os próximos dois anos

A semana vem sendo marcada na região pelas eleições das mesas diretoras das câmaras para conduzirem os trabalhos nas casas de leis locais no biênio 2023/2024. Entre os cargos disputados está o de presidente do poder legislativo.

Em Piên, a eleição ocorreu na última terça-feira. Na oportunidade, duas chapas estiveram inscritas e concorreram ao pleito. Pelo placar de cinco votos a quatro, a chapa liderada pelo vereador Giomar da Rosa (Juma), tendo como vice-presidente Seandra Cordeiro, 1º secretário Valdir Taborda e 2º secretário Altevir Minickovski (Tevo) foi escolhida. A outra chapa tinha como candidato à presidência da casa Clever Beil, vice Almir Mielke, 1º secretário Joelsio Buba e 2º secretário Eduardo Ferreira.

Em seu pronunciamento pós-eleição, Juma enalteceu a condução dos trabalhos do legislativo. “Somos uma única equipe e agradeço o apoio. Tenham certeza que vamos dirigir essa casa com compromisso, de acordo com a lei”, disse.

Também na terça-feira foi eleita a nova mesa diretiva da câmara de Campo do Tenente. Neste caso o procedimento ocorreu com chapa única, a qual recebeu os nove votos. Foi eleito presidente Roberto Carlos Maurer, tendo como vice o vereador Paulo Renato Quege (Fuscão). A 1ª secretária é Lucie Christine Cavalheiro e a 2ª secretária é Solange Maria de Lima Fávaro.

Em Mandirituba, na mesma data, também houve a escolha da mesa diretora para 2023 e 2024. Diferentemente das demais casas, a votação ocorre separadamente para cada cargo. Foi eleito presidente Alex Miguel dos Santos, vice Vilson Andersom Calaz, 1ª secretária Maria Segala Lourenço e 2ª secretária Edina Osvaldo Rosa da Rocha, todos por cinco votos a quatro. Os demais concorrentes, nos respectivos cargos, foram Guilherme Palu Gelatti, Fernando Luiz Teixeira, Giumar Fernandes e Tadeu Benedito Machado.

Na quarta-feira foi realizada a eleição em Quitandinha. A escolha ocorreu com chapa única, composta por Marcos Élio de Deus Leal como presidente, Eleandro Meira de Andrade como vice, Amilton Godk Filho como 1º secretário e Marcos Ribas de Lima como 2º secretário.  Estiveram presentes na sessão cinco vereadores e todos eles votaram a favor da chapa inscrita.

O novo presidente, mais conhecido como vereador Boca, foi eleito pela primeira vez em 2004, cumpre seu quinto mandato na câmara e a partir do próximo ano dá mais um passo ao assumir a direção da casa. Os membros da chapa eleita assumirão automaticamente seus cargos em 1º de janeiro de 2023 e conduzirão os trabalhos até 31 de dezembro de 2024.

Em Fazenda Rio Grande, foi eleito para o cargo de presidente Sandro do Proteção. Na Lapa, encabeça a chapa eleita o vereador Mário da Farmácia. Em Tijucas do Sul, Ricardo Oliveira segue como presidente da casa legislativa.

Em Agudos do Sul, a sessão em que ocorreria a eleição da mesa diretora na segunda-feira foi adiada para esta sexta-feira.

Em Contenda, a escolha ocorrerá no dia 19 de dezembro e em Rio Negro no dia 20.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email