A frota de veículos segue crescendo em ritmo acelerado na região. Segundo as estatísticas do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran/PR), o suleste paranaense, somados os dez municípios, fechou o mês de dezembro do ano passado com um total de 162.648 veículos cadastrados, considerando todas as categorias.
Este número representa um crescimento de 5,1% frente aos 154.713 de 2017. Este percentual de aumento de veículos no ano passado é maior do que o índice de crescimento observado em 2017. Naquele ano, a frota havia aumentado em 4% em um ano.
Os números crescentes de veículos em circulação exigem cada vez mais planejamento para o trânsito nos municípios. Fazenda Rio Grande continua tendo a maior frota da região, agora com 50.918 veículos, e teve também a maior taxa de crescimento, com 7,6% em 2018.
Segundo o secretário municipal de Defesa Social, Capitão Feitosa, isto é consequência do desenvolvimento de Fazenda Rio Grande e por isso o município tem feito grandes investimentos em infraestrutura. “Estamos sempre buscando aprimoramento técnico para que tenhamos soluções plausíveis em engenharia de trânsito”, destaca.
Ele elenca algumas vertentes para êxito nesta área – educação no trânsito, fiscalização, planejamento, projetos e engenharia. “Sempre estamos atentos também a possíveis pontos geradores de tráfego, como por exemplo a instalação de novos empreendimentos, o que exige estudos para garantir que o trânsito flua”, completa Feitosa.
A segunda maior frota da região está na Lapa, que possui 26.869 veículos cadastrados. Agudos do Sul teve o segundo maior índice de crescimento da frota, com 5,5% em 2018. Campo do Tenente é o município do suleste que tem o menor número de veículos, com 3.559. E Piên foi a cidade que, no ano passado, teve o menor índice de crescimento da frota, com um aumento de 3,1%.