Mesmo com o mês mais chuvoso em um período de três anos, chuvas ficaram abaixo do esperado. Em março, chuvas devem atingir o sul, principalmente na primeira quinzena
O Paraná encerrou o mês de fevereiro com chuvas abaixo da média. Na região de Curitiba, o mês de fevereiro foi o mais chuvoso em três anos, com 113,6 milímetros (mm) de chuvas que foram registradas no período. Entre os municípios que menos choveu no mês de fevereiro, está Pinhais. Segundo o Simepar, a cidade registrou um volume de chuva abaixo da média, com 41 mm.
Cenário no mês de março – Neste mês, a América Latina está sob efeito do fenômeno la niña. A chuva pesada deve se concentrar principalmente na região Norte e Sul do Brasil, segundo informações do Climatempo. As frente frias devem se concentrar no sul, o que pode favorecer temporais e o excesso de volume de água na primeira quinzena de março no Paraná.
Ainda de acordo com o Climatempo, o sul deve receber três frente frias nas próximas semanas. Na segunda quinzena do mês, o Paraná deve ter chuvas mais espaçadas. Mesmo com temporais, o estado deve encerrar o mês com volume de chuvas abaixo da média.
Segundo Samuel Braun, meteorologista do Simepar, o mês de fevereiro terminou com chuva abaixo da média histórica em todo o Paraná. “Tivemos poucos eventos de chuva mais generalizada, então no geral a chuva foi bem característica do verão, com chuvas mais pontuais”, explica.
No mês de março a chuva deve ser mais expressiva, segundo o Simepar. “Principalmente em função da primeira quinzena de deste mês, que deve ser um pouco mais chuvosa, com várias frentes frias, avançando pelo estado e proporcionando a ocorrência de chuva um pouco mais expressiva em boa parte do estado”, afirma.