sábado, 22
 de 
janeiro
 de 
2022

Feliz 2022 e suas oportunidades…

Ao iniciarmos mais um ano desejamos muitas coisas para quem está próximo de nós. Saúde, amor, prosperidade, paz, força e por aí vai. Ao mesmo tempo que desejamos também planejamos o futuro. Metas, desejos, prioridades e pensamentos positivos são ingredientes presentes nesta primeira semana do ano. Mas qual a prioridade da humanidade?

Alguns sites de notícias nos trouxeram informações preocupantes neste momento. Em Matinhos/PR, o réveillon foi marcado mais uma vez por seu calçadão da orla marítima e pelas ruas próximas repletas de lixo. Na temporada de verão a prefeitura amplia as equipes de limpeza e chega a 40 caminhões na rua, oito máquinas e mais de 200 pessoas para dar conta desse trabalho. Lixeiras, e eco pontos estão à disposição da população para este descarte. Não há desculpa para esta falta de cuidado.

Na cidade do Rio de Janeiro, a gestão dos resíduos sólidos é realizada pela Companhia Municipal de Limpeza Urbana (COMLURB). Nesta virada de ano, a empresa recolheu 167 toneladas de lixo da orla de Copacabana, cerca de 50% menos lixo que em réveillons anteriores. Uma das estratégias utilizadas foi a utilização de 1300 caixas metálicas de 1200 litros no calçadão para que a população fizesse uso. Um exército de 1.355 garis e apoio de 73 veículos, entre caminhões compactadores, basculantes e pipas, e 16 equipamentos (pás mecânicas) foi organizado para tornar a limpeza mais efetiva.

Vamos voltar a nossa pergunta inicial? A prioridade de cada cidadão deve ser minimamente diminuir a sua geração de resíduos sólidos em 2022. Todo dia o brasileiro gera aproximadamente 1 quilo de lixo. Sabemos também que 30% desta quantidade é descartada de maneira incorreta. Não podemos mais permitir que um produto tenha várias embalagens. Priorizar compras sustentáveis é nosso dever até mesmo para pressionarmos uma mudança de estratégia das empresas. Vamos em frente com menos lixo e mais qualidade de vida.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email