domingo, 12
 de 
maio
 de 
2024

Estudo mostra que, na região, gestões municipais precisam ser mais efetivas

Campo do Tenente foi um dos municípios da região onde a prefeitura teve a avaliação considerada efetiva. Foto: DivulgaçãoUm novo estudo, apresentado na última semana, traz uma avaliação sobre a administração pública nos municípios. É o Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEGM), cujos dados mostram que, no suleste paranaense, ainda há muito o que avançar nas administrações locais.

O IEGM apresenta informações de prefeituras de todo o Brasil. No Paraná, ele foi apresentado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-PR), durante o 3º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, realizado na última semana em Curitiba.

O TCE-PR passou a integrar o IEGM neste ano. Ele é calculado a partir de informações apuradas nas áreas de educação, saúde, planejamento, gestão fiscal, meio ambiente, cidades protegidas (Defesa Civil) e governança em tecnologia da informação.

Os resultados, que são baseados em dados de 2016, foram divididos em nota A: altamente efetiva (IEGM com pelo menos 90% da nota máxima e, no mínimo, 5 índices componentes com nota A); B+: muito efetiva (IEGM entre 75,0% e 89,9% da nota máxima); B: efetiva (IEGM entre 60,0% e 74,9% da nota máxima); C+: em fase de adequação (IEGM entre 50,0% e 59,9% da nota máxima); e C: baixo nível de adequação (IEGM menor que 50%).

Na região, nenhuma gestão entrou nas categorias de altamente e muito efetiva. As melhores avaliações foram dos municípios de Campo do Tenente, Mandirituba, Quitandinha e Rio Negro, cujas gestões foram classificadas como efetivas. Agudos do Sul e Fazenda Rio Grande foram consideradas em fase de adequação e Tijucas do Sul em baixo nível de adequação,

Na análise individual das áreas, apareceram apenas duas notas máximas, no quesito cidade protegida em Fazenda Rio Grande e Rio Negro. Na área de saúde, todas as gestões foram consideradas efetivas ou muito efetivas. A deficiência está em planejamento, onde todos os municípios tiveram a avaliação mínima.

Para o secretário municipal de Administração e Finanças de Campo do Tenente, Rodrigo de Souza, o fato do município estar com uma das melhores avaliações da região é resultado de um trabalho a longo prazo implantado nos últimos anos. “Estamos procurando fazer uma administração responsável, buscando atender as necessidades da população e respeitar as determinações que regulamentam a gestão pública”, enfatiza. Os municípios de Contenda, Lapa e Piên não responderam o IEGM ou não tiveram os resultados divulgados.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email