Estudantes da sala de recurso multifuncional surdez de Mandirituba participaram na última semana de um projeto que visa ensinar a associação de nomes, cores, escrita, leitura, mistura de cores e transformação.
Segundo a professora Ana Paula de Bassi, uma das organizadoras da aula, o objetivo era passar aos estudantes além do conhecimento da Língua Brasileira de Sinais e da Língua Portuguesa. “Eles podem se expressar através da arte e mostrar seus sentimentos. Além de aumentar a capacidade de comunicação, criatividade e imaginação”, comenta.
Os participantes tiveram a oportunidade de participar de atividades práticas que auxiliam a sensibilidade, a capacidade de concentração e expressão. Segundo Ana Paula, as atividades também trabalham a coordenação mental e motora.
Entre as ferramentas usadas nas aulas estão panos de pratos. “Usamos os panos de prato por serem mais práticos e para que os alunos levassem para casa e sempre que vissem lembrassem de tudo que aquele trabalho ensinou a eles”, afirma a professora Ana Paula.
A professora Ciliniana Fragoso ensinou os estudantes técnicas de como riscar o tecido, sombreamento, misturas de cores, texturas e formas.
Segundo as professoras, os estudantes conseguiram terminar a pintura no dia e agradeceram a diretora Terezinha Negrele e a pedagoga Angelita dos Santos.