Após um ano de quedas sucessivas de arrecadação e da realização de uma série de medidas para fechar o ano com uma melhor saúde financeira, as prefeituras iniciam 2017 com uma boa notícia. O governo do estado anunciou nesta semana a liberação de um recurso extra de ICMS no valor de R$ 430 milhões.
Este montante refere-se ao valor do imposto cujo pagamento foi postergado por empresas que investiram no estado nos últimos anos. São companhias que aderiram a programas de incentivos para atração de investimentos e que, como benefício, passariam a pagar o imposto devido a partir de 1º janeiro de 2018.
Na região, as dez prefeituras irão receber ao todo R$ 8.581.290,90. Em Piên, o valor será aplicado na aquisição de veículos e na continuidade de programas como o kit e uniforme escolar, além da efetivação de investimentos, entre eles a ampliação da rede de água tratada. “Já estávamos enxugando gastos e esse novo recurso garantirá um fôlego de caixa importante, o que proporcionará avançarmos em várias frentes”, destacou o prefeito Livino Tureck.
Em Quitandinha, o recurso recebido terá como prioridade a área da saúde, educação e a manutenção das estradas. “Estamos em um momento de crise e este recurso chega em uma boa hora, garantindo o equilíbrio das finanças e possibilitando uma melhora no atendimento, principalmente na saúde”, destacou a prefeita Maria Julia Wojcik, ressaltando a parceria com o governo do estado. “Somos da base aliada e isso facilita o acesso a programas e investimentos. Estamos estreitando contato com várias pastas para angariarmos novos recursos”, concluiu a prefeita.