sábado, 27
 de 
abril
 de 
2024

No retorno das atividades na Alep, Estado faz balanço das ações de 2023

Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, participou da sessão solene e apresentou as ações do Estado. Foto: Gustavo Pontes/CC
Chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, participou da sessão solene e apresentou as ações do Estado. Foto: Gustavo Pontes/CC
Em sessão solene, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, fez a entrega da mensagem do executivo ao legislativo, documento que traz um balanço dos principais projetos e investimentos executados no ano passado, além das metas do governo estadual para 2024

Em sessão solene que marcou a abertura dos trabalhos da Assembleia Legislativa do Paraná para o exercício de 2024, o chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, apresentou as principais ações do Estado em 2023. No ato, durante a última segunda-feira (05), Ortega fez a entrega da Mensagem do executivo ao legislativo, documento com mais de 300 páginas que traz um balanço dos principais projetos e investimentos executados no ano passado, além das metas e objetivos a serem alcançados para 2024.

Entre as principais conquistas da gestão no ano passado, estão o início da construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos, o lançamento de programas como o Asfalto Novo, Vida Nova, que está pavimentando 100% das vias urbanas das cidades com até 12 mil habitantes, e o Projeto Falcão, que moderniza o policiamento aéreo no Estado. Ainda foram destacados o avanço na regionalização da saúde, na construção de moradias e em projetos sociais.

Na ocasião, Ortega reforçou que o planejamento estratégico do governo estadual tem como meta trazer soluções para o crescimento real do Estado. “O governador Ratinho Junior não tem outra meta que não seja a de trazer soluções para o desenvolvimento integral dos paranaenses nas áreas da saúde, educação, segurança pública, segurança alimentar, emprego e moradia”, afirmou o secretário, apontando outras ações desempenhadas pela gestão.  “Com planejamento, compromisso e transparência, nosso plano é fazer do Paraná um estado pujante, forte e desenvolvido, cuidando dos 399 municípios com afinco e sem distinção. Mantemos a parceria com o legislativo, os municípios e os demais órgãos do Estado para repetir os bons resultados do Paraná em 2024 e construir um Estado cada vez melhor para os paranaenses”, afirmou.

O cenário econômico do Paraná, com crescimento de 8,66% no Produto Interno Bruto (PIB), também é destacado no documento. Segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes), o resultado foi influenciado principalmente pela retomada na produção agropecuária após longo período de estiagem, com crescimento de 37,3% do setor no período.

Infraestrutura – Um dos marcos apontados pelo governo na infraestrutura paranaense em 2023 foi o pontapé para a construção da ponte entre Guaratuba e Matinhos, uma solução logística esperada há mais de 30 anos pelas pessoas que vivem ou visitam o Litoral do Estado. Ainda no Litoral, foram enaltecidas as ações da Portos do Paraná, que conquistou pelo quarto ano consecutivo o prêmio de melhor gestão portuária do País, além da finalização do projeto executivo do Moegão, que centraliza a descarga ferroviária de grãos dos terminais do cais Leste do Porto de Paranaguá.

Outro destaque foi o leilão dos dois primeiros lotes do novo pacote de concessões das rodovias, dando largada ao processo de atração de mais de R$ 50 bilhões em investimentos em duplicações, contornos e melhorias estruturais nas estradas.

O documento ainda apontou a conclusão da primeira parte da revitalização em whitetopping da PRC-280, entre Palmas e General Carneiro, além do início à continuidade do projeto, entre Palmas e Clevelândia, na região Sudoeste. Outro projeto finalizado no último ano foram as melhorias do Trevo Gauchão e duplicação da PR-323, em Umuarama, no Noroeste.

Saúde – Já na área da saúde, foram investidos mais de R$ 1 bilhão em obras. Para promover a regionalização, houve a definição das prioridades sanitárias em conjunto com os gestores municipais, trabalhando nas quatro macrorregiões do Estado.

A Secretaria de Estado da Saúde definiu quatro Linhas de Cuidado Prioritárias, que serão implementadas, com enfoque na Saúde Mental, na Assistência Materno Infantil, na Atenção às Condições Crônicas e na Saúde do Idoso.

Educação – Na educação, destaca-se o processo de modernização do ensino, com o uso de plataformas inteligentes e oferta de disciplinas como robótica e programação. Em 2023, foram disponibilizados mais de 108 mil dispositivos em todas as escolas da rede estadual, além de 40 mil computadores, 18 mil kits de robótica e 50 mil tablets.

A ampliação da oferta de educação em tempo integral, pelo programa Paraná Integral, que envolve um modelo de gestão integrada e uma matriz curricular diferenciada, com carga horária de nove horas diárias, é outro ponto. E houve destaque ainda para o Ganhando o Mundo, programa de intercâmbio da rede estadual, que contou com o embarque de 40 estudantes para a França e de quase 100 professores e pedagogos para a capacitação continuada na Finlândia e no Canadá. Também foi concluído no ano passado o processo para o embarque de mil estudantes para o Canadá, Estados Unidos, Inglaterra, Austrália e Nova Zelândia, que estão ocorrendo no início deste ano.

Social – Em um trabalho integrado das secretarias e órgãos estaduais, são promovidas ações para garantia de direitos às pessoas em situação de vulnerabilidade social, incluindo a segurança alimentar e nutricional, políticas de habitação, saúde, água e energia solidárias. Entre as iniciativas, estão o Banco de Alimentos Comida Boa, Cartão Comida Boa, Casa Fácil Paraná, Fundo Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (FEPcD), e atendimentos voltados às mulheres.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email