terça-feira, 28
 de 
maio
 de 
2024

Governo do Estado convida municípios a participarem da Semana Lixo Zero Paraná

Municípios de todo o Estado estarão mobilizadas na Semana Lixo Zero Paraná. Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest
Municípios estarão mobilizadas na Semana Lixo Zero Paraná. Foto: Denis Ferreira Netto/Sedest
O Governo do Estado participa do evento articulando a participação dos municípios. Na segunda-feira (23), às 14 horas, a Sedest promoverá uma reunião virtual com os gestores municipais para explicar como podem realizar ações para compostagem e de redução de resíduos

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), convida os municípios paranaenses a participarem da Semana do Lixo Zero Paraná 2023, que começou nesta sexta-feira (20) e segue com atividades até 29 de outubro. A iniciativa busca promover a conscientização sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de resíduos sólidos.

Na segunda-feira (23), às 14 horas, a Sedest promoverá uma reunião virtual com os municípios sobre o conceito Lixo Zero para mostrar como eles podem realizar ações para compostagem e de redução de resíduos, além de mostrar “cases” de sucesso que podem servir de orientação para outras ações.

Instituída no Paraná pela Lei estadual 19.979/2019, proposta pelo Legislativo e outorgada pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior, a Semana Lixo Zero tem programação diversificada, incluindo palestras, oficinas, mutirões de limpeza, exposições e ações de educação ambiental. As atividades serão realizadas em todo o Estado por órgãos estaduais, municípios, empresas, universidades, organizações da sociedade civil e outros setores.

O secretário do Desenvolvimento Sustentável, Valdemar Bernardo Jorge, reiterou a importância de ações educativas para engajar os municípios em ações sustentáveis: “A Sedest apoia as ações locais e quer compartilhar as boas práticas de gestão sustentável dos resíduos. Acreditamos que o conceito de lixo zero é fundamental para que possamos ter uma economia verde, circular e inclusiva.”

Conceito – O conceito de lixo zero consiste na redução ao máximo da geração de resíduos, com o objetivo de que todo material gerado seja reaproveitado ou reciclado. A ideia é que os resíduos sejam transformados em recursos, evitando que sejam encaminhados para aterros sanitários ou incineradores.

A Semana do Lixo Zero é uma oportunidade para promover a conscientização sobre a importância da gestão sustentável dessa material e estimular práticas de redução, reutilização e reciclagem, contribuindo para a proteção do meio ambiente e da saúde humana.

Como participar – A população pode participar da Semana do Lixo Zero Paraná de diversas formas. É possível se inscrever em ações e eventos, ou mesmo com atividades simples em casa, como reduzir o consumo de embalagens, reaproveitar materiais e separar o lixo corretamente. Basta solicitar a participação pelo e-mail csae@sedest.pr.gov.br.

Fonte: AEN

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email