sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Escola Santa Isabel desenvolve projeto sobre acolhimento e afeto

Durante projeto de acolhimento e afeto, aluna Maria Eduarda visitou a escola. Foto: Divulgação
Durante projeto de acolhimento, aluna Maria Eduarda visitou a escola. Foto: Divulgação
Ao longo do segundo trimestre, alunos e professores da escola estão trabalhando a temática, com atitudes de carinho, afeto e também orientações aos cuidados necessários para a recuperação da saúde e a prevenção de acidentes no trânsito

O cuidado com o outro vem sendo tema de atividades desenvolvidas por alunos da Escola do Campo Santa Isabel, localizada no bairro de Campina dos Crespins, em Piên. Ao longo do segundo trimestre, estudantes e professore vêm desenvolvendo o projeto Acolher e Proteger, que tem como objetivo sensibilizar a comunidade sobre o acolhimento ao outro, reforçando o carinho e afeto, além de reforçar orientações sobre os cuidados necessários para a recuperação da saúde e a prevenção de acidentes no trânsito.

A iniciativa foi idealizada quando a aluna Maria Eduarda Cielinsky, da turma do 3º ano da escola, acabou sofrendo um acidente de trânsito, no qual teve graves ferimentos e precisou ficar internada.  Após esse fato, os alunos deram início ao trabalho de conscientização sobre os perigos do trânsito e ao mesmo tempo como poderiam ajudar a amiga a se recuperar de maneira mais rápida.

A diretora da instituição, Bianca Lima, conta que em sala de aula foram trabalhados os cuidados que os motoristas e pedestres precisam ter com estudos, confecção de cartazes, textos informativos entre outras atividades. “Ao mesmo tempo que estudavam sobre esse tema, as crianças faziam cartinhas, escreviam cartazes e encaminhavam mensagens contendo energias positivas e buscando melhorar a recuperação da saúde da colega. Todos os dias realizavam orações e momentos de reflexões sempre lembrando da colega que encontrava-se internada buscando a sua recuperação”, detalha.

Nos últimos dias, para alegria de toda a escola, Maria Eduarda, que está em casa e recuperada, pôde fazer uma visita até a unidade de ensino para rever os amigos, receber os abraços e o carinho de todos, como relata a diretora. “Os alunos fizeram questão de cantar uma música para ela, entregar as cartinhas e um presente simbolizando o carinho e o acolhimento que sentem pela querida colega. Foi emocionante ver o quão é importante é aprender, proteger e acolher”, conta.

A professora da turma do 3º ano, Suzani Seidel, relata o envolvimento dos alunos com as atividade. “Os estudantes, por meio um fato vivenciado em que sentiram a saudade e insegurança, tiveram a oportunidade de entender que acolher é estar perto mesmo estando longe e que aprender é conscientizar e que ter confiança e acreditar pode ajudar na recuperação de sintomas corporais e emocionais”, comentou.

Maria Eduarda participou do desfile do aniversário da cidade. Foto: Arquivo/O Regional
Maria Eduarda participou do desfile do aniversário da cidade. Foto: Arquivo/O Regional

Ainda, um dos fatos marcantes no projeto foi a participação da Maria Eduarda no desfile em comemoração aos 62 anos de Piên, no dia 1º de novembro, levando a faixa com o nome da escola juntamente com seus amigos.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email