terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Entrega de calcário fortalece atividade agropecuária em Campo do Tenente

Entrega de calcário tem beneficiado centenas de produtores rurais tenenteanos. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Campo do Tenente
Entrega de calcário tem beneficiado centenas de produtores rurais tenenteanos. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Campo do Tenente
Por meio do programa municipal de manejo da fertilidade de solos, cerca de 200 produtores rurais são beneficiados com a distribuição do calcário

O programa de manejo da fertilidade de solos, com a distribuição de calcário, está beneficiando produtores rurais de Campo do Tenente. Iniciada no mês de junho, por meio da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e do Meio Ambiente e da Secretaria Municipal de Obras, Rodoviário e Infraestrutura, a entrega do insumo está se encaminhando para a reta final.

A entrega de calcário contemplou os agricultores familiares e trabalhadores rurais inscritos no programa de correção e conservação de solo, contabilizando cerca de 200 produtores atendidos, com um repasse total de 1 mil toneladas de calcário calcítico 1 mil toneladas de calcário dolomítico.

Segundo o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e do Meio Ambiente, Dycezar de Lima, o repasse do benefício deve ter o compromisso técnico para que se tenha um bom resultado no aumento da produtividade e na qualidade produzida, finalizando em um maior retorno financeiro à família beneficiada e ao município, além de manter a recuperação e conservação dos recursos naturais mantendo os solos produtivos. “A calagem é uma etapa do preparo do solo para o cultivo agrícola/pecuário, onde a adição do calcário no solo de forma correta, tem a função de adequar o pH, reduzir ou até eliminar a acidez do solo, anulando os efeitos tóxicos do alumínio e manganês, fornecendo cálcio e magnésio ao solo, contribuindo no desenvolvimento radicular e na absorção de nutrientes pelas plantas”, comenta.

Para o prefeito Weverton Vizentin, esta é uma medida que reforça a atenção do município com o setor agropecuário. “O calcário é o primeiro insumo de suma importância na produção agropecuária, onde foi repassado totalmente gratuito, com recursos próprios do município, onde o investimento será aproximadamente de R$ 450 mil. Estamos cumprindo mais um compromisso com nossos agricultores familiares e trabalhadores rurais, e já começamos a nos preparar para no próximo ano agrícola intensificar o Programa Municipal de Manejo da Fertilidade de Solos do nosso município”, finaliza.

Para ser beneficiado, o munícipe deve se enquadrar dentro das normas exigidas pelo decreto nº 25/2023. Cada agricultor familiar ou trabalhador rural tem no geral o limite de até 12 toneladas respeitando a análise de solo e a área cadastrada na secretaria.

O custo da análise de solo é de responsabilidade de cada beneficiário e a interpretação da análise é realizada pela Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e do Meio Ambiente, bem como as orientações técnicas sobre a melhor forma da calagem, sobre manejo e práticas de conservação de solo e da água, como evitar processos erosivos, descompactação das áreas produtivas e como manter a fertilidade do solo.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email