Participaram da reunião a secretária de Assistência Social, Everly Stech, os conselheiros do Cmas, representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Cmdpi)
Foi realizada no último dia 27 de abril em Mandirituba, a prestação de contas de 2021 e o plano de trabalho deste ano das entidades socioassistenciais inscritas no Conselho Municipal de Assistência Social (Cmas). Faz parte das entidades, a Associação Brasileira de Amparo à Infância (Abai), a Associação Mandiritubense de Amigos dos Idosos (Amai) e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Participaram da reunião, a secretária de Assistência Social, Everly Stech, os conselheiros do Cmas, os representantes do Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (Cmdca) e do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Cmdpi).
Segundo a prefeitura de Mandirituba, as entidades possuem uma grande importância para o Sistema de Assistência Social (Suas) pela atuação em parceria com a administração no atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social. Podendo receber recursos ou obter por outras fontes, como doação de terceiros, rendimentos financeiros, entre outros. Ainda de acordo com a municipalidade, a prestação de contas das entidades inscritas no Conselho Municipal é obrigatória para a renovação do atestado de funcionamento, porque permite acompanhar a destinação e aplicação dos recursos.
As entidades são acompanhadas pelo órgão gestor, que tem a função de assessorar e apoiar os órgãos, visando adequar seus serviços, programas e projetos de assistência social de acordo com as normas do Sistema Único de Assistência Social. Já o conselho municipal às inscreve e faz a fiscalização, exercendo assim o controle social do trabalho do Suas, conforme determina a Nob/Suas/Rh/2006.