sexta-feira, 19
 de 
abril
 de 
2024

Encenações marcam a Sexta-feira Santa na região

Jovens de Agudos e Piên estão preparando a encenação. Foto: Arquivo/O Regional
Jovens de Agudos e Piên estão preparando a encenação. Foto: Arquivo/O Regional
Grupos de jovens e movimentos da comunidade católica local estão preparando teatros e encenações da Paixão de Cristo

Com momentos de reflexão, penitência, confissões e celebrações, a comunidade católica local vivencia a Semana Santa e a preparação para uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Páscoa. Os tradicionais teatros da Paixão de Cristo e Via Sacra também estão na programação das paróquias de toda a região.

No último domingo, por exemplo, fiéis acompanharam a emocionante encenação feita pelo grupo Jovem Talento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Rio Negro. Nesta sexta-feira, outros grupos e movimentos realizarão os eventos religiosos nas cidades do suleste paranaense.

Um deles acontecerá na igreja Nossa Senhora Aparecida, em Palmitos, envolvendo jovens de Agudos do Sul e Piên na dramatização da Paixão de Jesus Cristo. Membros da organização, Guilherme Melenek e Franciele Ferraz contam que são mais de 80 pessoas envolvidas direta e indiretamente em cada etapa da encenação. “São desde atores, pessoas responsáveis pelo cenário, figurino, iluminação, som, e até pessoas que estão envolvidas de forma indireta, doando objetos e tempo para que cada detalhe auxilie na narrativa da peça. A união entre a juventude da paróquia de Piên com a comunidade de Palmitos, de Agudos, aconteceu de forma espontânea e se mostrou uma experiência grandiosa. As duas paróquias encontraram nessa união um propósito pra lidar com as dificuldades encontradas no caminho, o que engrandeceu o trabalho de uma forma maravilhosa”, comentam.

Segundo os jovens, tudo vem sido preparado com muito carinho e esmero, principalmente pela importância que essa história possui na realidade de cada pessoa. “Todas as ações, decisões e entrega de cada pessoa envolvida é focada principalmente em poder contar essa história com o devido respeito, simplicidade e dignidade que ela merece. Todos os que participam do teatro são unânimes em dizer que foram tocados de alguma forma ao assistir quando crianças, ou quando tiveram o primeiro contato com essa encenação, que é tão tradicional tanto em Piên quanto em Palmitos. Logo, nossa expectativa apenas é dar continuidade a um trabalho que, assim como tantos outros, foi essencial para poder compreender, humanamente, um pouquinho do que foi o sacrifício de Jesus por nós. Se a encenação for o suficiente para chegar minimamente perto de ilustrar a história de Jesus, nossa expectativa estará cumprida. Fica reforçado o convite para que todos possam prestigiar essa encenação, que este ano ocorrerá na comunidade de Palmitos, às 19 horas”, finalizam.

Ainda em Piên, o grupo de jovens DNA, da comunidade de Lageado, também apresentará o teatro, na pedreira próximo ao campo do Arizona. O evento será às 19h30.

Grupo está mobilizado nos ensaios para o teatro em Mandirituba. Foto: Divulgação
Grupo está mobilizado nos ensaios para o teatro em Mandirituba. Foto: Divulgação

Em Mandirituba, Rosimara Gonçalves de Medeiro detalha toda a organização para a apresentação que vai acontecer nesta sexta-feira, às 18h30. “Jesus chegou a extremo em um sacrifício de amor por nós e com a encenação fazemos memória da maior loucura de amor, amor esse que é por mim e por você. Aguardamos um grande público e estamos nos organizando com cenários e também na parte espiritual para que todos possam ver todas as cenas e sentir e acolher está mensagem de amor. Então, convido você, sua família e seus amigos a vir assistir ao Teatro da Paixão que acontecerá na Avenida Brasil, centro de Mandirituba”, comenta.

Outro tradicional evento acontece em Campo do Tenente, atraindo centenas de fiéis, que é 22ª Caminhada Via Sacra – Morro da Santa Cruz, com concentração às 6 horas, em frente à Igreja Matriz.

Nas demais cidades locais, as paróquias estão organizando os momentos de Via Sacra e encenação, com a programação sendo divulgada por meio das redes sociais.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email