Grupos de jovens e movimentos da comunidade católica local estão preparando teatros e encenações da Paixão de Cristo
Com momentos de reflexão, penitência, confissões e celebrações, a comunidade católica local vivencia a Semana Santa e a preparação para uma das datas mais importantes do calendário cristão, a Páscoa. Os tradicionais teatros da Paixão de Cristo e Via Sacra também estão na programação das paróquias de toda a região.
No último domingo, por exemplo, fiéis acompanharam a emocionante encenação feita pelo grupo Jovem Talento, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, de Rio Negro. Nesta sexta-feira, outros grupos e movimentos realizarão os eventos religiosos nas cidades do suleste paranaense.
Um deles acontecerá na igreja Nossa Senhora Aparecida, em Palmitos, envolvendo jovens de Agudos do Sul e Piên na dramatização da Paixão de Jesus Cristo. Membros da organização, Guilherme Melenek e Franciele Ferraz contam que são mais de 80 pessoas envolvidas direta e indiretamente em cada etapa da encenação. “São desde atores, pessoas responsáveis pelo cenário, figurino, iluminação, som, e até pessoas que estão envolvidas de forma indireta, doando objetos e tempo para que cada detalhe auxilie na narrativa da peça. A união entre a juventude da paróquia de Piên com a comunidade de Palmitos, de Agudos, aconteceu de forma espontânea e se mostrou uma experiência grandiosa. As duas paróquias encontraram nessa união um propósito pra lidar com as dificuldades encontradas no caminho, o que engrandeceu o trabalho de uma forma maravilhosa”, comentam.
Segundo os jovens, tudo vem sido preparado com muito carinho e esmero, principalmente pela importância que essa história possui na realidade de cada pessoa. “Todas as ações, decisões e entrega de cada pessoa envolvida é focada principalmente em poder contar essa história com o devido respeito, simplicidade e dignidade que ela merece. Todos os que participam do teatro são unânimes em dizer que foram tocados de alguma forma ao assistir quando crianças, ou quando tiveram o primeiro contato com essa encenação, que é tão tradicional tanto em Piên quanto em Palmitos. Logo, nossa expectativa apenas é dar continuidade a um trabalho que, assim como tantos outros, foi essencial para poder compreender, humanamente, um pouquinho do que foi o sacrifício de Jesus por nós. Se a encenação for o suficiente para chegar minimamente perto de ilustrar a história de Jesus, nossa expectativa estará cumprida. Fica reforçado o convite para que todos possam prestigiar essa encenação, que este ano ocorrerá na comunidade de Palmitos, às 19 horas”, finalizam.
Ainda em Piên, o grupo de jovens DNA, da comunidade de Lageado, também apresentará o teatro, na pedreira próximo ao campo do Arizona. O evento será às 19h30.
Em Mandirituba, Rosimara Gonçalves de Medeiro detalha toda a organização para a apresentação que vai acontecer nesta sexta-feira, às 18h30. “Jesus chegou a extremo em um sacrifício de amor por nós e com a encenação fazemos memória da maior loucura de amor, amor esse que é por mim e por você. Aguardamos um grande público e estamos nos organizando com cenários e também na parte espiritual para que todos possam ver todas as cenas e sentir e acolher está mensagem de amor. Então, convido você, sua família e seus amigos a vir assistir ao Teatro da Paixão que acontecerá na Avenida Brasil, centro de Mandirituba”, comenta.
Outro tradicional evento acontece em Campo do Tenente, atraindo centenas de fiéis, que é 22ª Caminhada Via Sacra – Morro da Santa Cruz, com concentração às 6 horas, em frente à Igreja Matriz.
Nas demais cidades locais, as paróquias estão organizando os momentos de Via Sacra e encenação, com a programação sendo divulgada por meio das redes sociais.