Com a aproximação do Natal e das festividades de fim de ano, a movimentação nos comércios começa a se intensificar, na busca pelos presentes para as tradicionais confraternizações. As lembrancinhas contemplam até mesmo as famosas bolachas pintadas ou panetones, que estão cada vez mais sofisticados e atendendo todos os gostos.
Atualmente, os pães natalinos têm deixado de ser apenas com frutas cristalizadas ou chocolate, proporcionando receitas com recheios gourmets, enquanto a produção de bolachas abrange os mais variados formatos e cores. Além de serem novas opções no mercado para os consumidores, estes produtos também têm se tornado uma alternativa de renda para muitas famílias.
A jovem Amanda Pinheiro, de Mandirituba, é um dos exemplos de empreendedores que estão apostando em novidades em gastronomia para o Natal, principalmente para os consumidores veganos. “A culinária sempre esteve presente na minha vida, mas há dois anos, quando me tornei vegetariana, foi que tudo mudou. Comecei a fazer bolos e pratos veganos e nas reuniões de amigos em que levava meus produtos as pessoas ficavam curiosas para provar por ser diferente e acabavam amando. Assim nasceu a Baked Cake, com o propósito de mostrar que é possível sim se alimentar melhor e que um bolo vegano pode ser tão gostoso e saudável quanto o tradicional. Com a ajuda de uma amiga chamada Fernanda, criamos as redes sociais da Baked e começamos a confeccionar os produtos mediante encomenda”, conta.
Ainda conforme Amanda, além dos bolos caseiros, o cardápio é bem amplo e proporciona uma variedade aos clientes. “Para o Natal, preparamos opções em panetones deliciosos. Temos o clássico de frutas cristalizadas, chocotone simples e o nosso queridinho chocotone com castanhas. A procura pelos panetones vem sendo grande. Desde que lançamos nosso cardápio de Natal já recebemos inúmeros pedidos”, detalha a empreendedora, destacando que os produtos são destinados a todos os gostos. “Nossos produtos são todos veganos e sem lactose. Podendo atender desde clientes que têm alguma restrição alimentar àqueles que amam um bom bolo”, finaliza.
A pienense Crislaine Quandt também tem apostado na fabricação de produtos natalinos por meio do empreendimento Pedacinho Doce. “Comecei neste ramo em outubro de 2015, como uma forma de incrementar a renda familiar. Fiz cursos sobre bolachas decoradas e iniciei as vendas, obtendo bons resultados no primeiro ano e dando sequência nas atividades”, conta Crislaine, reforçando que as vendas vão além das bolachas de Natal. “Tenho muitas encomendas de bolos, docinhos e salgadinhos para as festividades de fim de ano”, relata.
Por fim, a empreendedora destaca a importância de se aperfeiçoar no ramo. “Me sinto realizada fazendo aquilo que gosto, levando minhas fabricações para as casas de muitas pessoas. Para o próximo ano, pretendo investir em novos cursos e inovar em produtos para os clientes. Este é um ramo que sempre tem novidades e, por isso, é preciso acompanhar as tendências do mercado”, conclui.