A Emater realiza um importante trabalho de assistencialismo aos produtores rurais, que vai além da coordenação e a articulação de projetos e implementações de sistemas de produção. Em Tijucas do Sul, este atendimento acontece desde 1979. Somente na atual sede, já são 31 anos de funcionamento e por isso havia a necessidade de investimentos em sua estrutura.
Entre as melhorias realizadas está a pintura externa e interna, a colocação de divisórias, a troca da porta de entrada em madeira por porta de vidro, a colocação de novas luminárias e a instalação de novo alarme. Todo o mobiliário é novo e adaptado aos trabalhos. Também foram adquiridos quatro novos computadores, dois notebooks e dois GPS, que auxiliarão os técnicos que precisam atender as famílias do interior. Outra importante conquista foi a troca dos veículos utilizados nas visitas e assistências.
Essas melhoras foram resultado do esforço do gerente regional da Emater, Sérgio Guarienti, e do trabalho dos técnicos e funcionários do escritório. “Trabalho na Emater de Tijucas já fazem 27 anos. Ao longo desses anos, foram inúmeros os técnicos que prestaram relevantes serviços e contribuíram de forma significativa para a melhoria da realidade agropecuária e da qualidade de vida da população agrícola deste município”, destaca o técnico Nivaldo Gomes. “Nos últimos tempos temos conseguido importantes avanços, desde a reforma do escritório, a capacitação dos produtores da agricultura familiar, bem como a procura e incentivo de novas culturas”, complementa.