segunda-feira, 8
 de 
agosto
 de 
2022

Em transparência, região tem cidades abaixo do índice nacional

Servidores da prefeitura de Mandirituba realizam diariamente a atualização do portal que é um dos mais bem avaliados na região/Foto: Assessoria de Imprensa / Prefeitura Municipal de MandiritubaMuitas cidades da região ainda precisam melhorar os seus portais da transparência. Isto é o que mostra o resultado de uma avaliação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) nos municípios e estados brasileiros. O levantamento foi feito entre os meses de setembro e outubro do ano passado e divulgado no último mês.
No suleste paranaense, a melhor nota entre os dez municípios foi a de Mandirituba, que alcançou 6,70, ocupando a 70º posição no estado. Segundo Rodrigo Rodrigues, da Assessoria de Comunicação da prefeitura, o poder público, com foco em facilitar o acesso da população mandiritubense às informações municipais, disponibilizou recentemente um novo portal, mais acessível. “Nosso setor disponibiliza a plataforma e cada secretaria, por determinação do prefeito Onildo Gelatti, alimenta em tempo real o conteúdo referente a sua área”, enfatiza Rodrigo.
Índices de transparência na regiãoEm seguida aparecem Tijucas do Sul, com 6,60, e Quitandinha, com 6,40. Na outra ponta do ranking da região aparecem Piên, com nota 0,60, e Campo do Tenente, que atingiu 1,60 na avaliação. Apenas metade das cidades da região superou o Índice Nacional de Transparência, que é de 3,92.
O exame foi feito com base em questionário elaborado pela Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla) e levou em conta aspectos legais e boas práticas de transparência. Seu objetivo é medir o grau de cumprimento da legislação, por parte de municípios e estados. A escala vai de zero a dez. Após este diagnóstico nacional, o MPF vai expedir recomendações àqueles entes federados que não estão cumprindo suas obrigações legais, dando um prazo de 120 dias para sua adequação às Leis de Transparência.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email