quinta-feira, 24
 de 
junho
 de 
2021

Em meio à pandemia, paróquias se preparam para a celebração da Páscoa

Pároco Thiago tem realizado celebrações diárias com transmissão pela internet e rádio. Foto: DivulgaçãoEm um cenário atípico e inédito em todo o mundo, a igreja Católica se prepara para a comemoração da Páscoa, um dos momentos mais importantes do calendário cristão. A celebração da paixão, morte e ressurreição de Cristo neste ano não contará com a presença dos fiéis nas capelas de toda a região em virtude da pandemia do coronavírus.

Como forma de manter a igreja próxima das famílias neste momento, as paróquias do suleste paranaense já vêm transmitindo as celebrações de forma remota, por meio de redes sociais e emissoras de rádios locais.

Padre Rafael diz que comunidade tem buscado viver a Páscoa neste momento difícil. Foto: Divulgação

De acordo com o padre Rafael Fuchs, da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Rio Negro, toda a comunidade católica tem trabalhado para tornar este momento único na vida dos cristãos, não deixando a data passar despercebida em meio a tantas informações negativas. “Em nossa paróquia, estamos empenhados em fazer com que a Páscoa não passe em branco na vida dos católicos. Tivemos que nos adequar e transmitir as celebrações via Facebook e comunicar convites via WhatssApp. Estamos fazendo o máximo para que a palavra de Deus chegue na casa dos nossos fiéis. Infelizmente, não temos a oportunidade de transmitir via rádio, no entanto, estamos muito felizes com a participação da comunidade, uma media de 500 aparelhos permanecem conectados na transmissão da missa. Tivemos também uma bonita resposta da comunidade na campanha dos alimentos para as famílias carentes que atendemos, ficamos preocupados pois as missas estavam dispensadas e a secretaria também, mas mesmo assim muitos corações generosos não deixaram de colaborar. A nossa Páscoa será diferente, mas não menos celebrada que em anos anteriores, as pessoas estão mais participativas e buscando as coisas de Deus. Portanto fica o convite para que possamos celebrar esta Pascoa”, detalha.

O pároco de Piên, padre Thiago Zella Hoffmann, também reforça a importância desta data na caminhada cristã. “É com muita fé que estamos sendo convidados a celebrar a Páscoa nesse ano. Porém, de uma maneira bem diferente, do modo como celebrávamos anos anteriores. Chega até nós uma pandemia, causada pela Covid-19, que nos obriga a vivermos certo distanciamento físico, para cuidar de nós e do outro. Reunidos com nossa família, em nossas casas, estamos vivenciando a Igreja Doméstica, onde temos a oportunidade de rezar a Deus, a Nossa Senhora, aos Santos e Santas, pedindo por nossa família e pelo mundo”, explica.

Padre Thiago comenta ainda que, juntos em família, os cristãos são chamados a vivenciar a reflexão da necessidade de valorizar gestos simples de fé e amor. “Mesmo, não estando fisicamente em uma celebração, estaremos espiritualmente a participar de todas as celebrações da Páscoa. Que em nossa casa e reunidos com nossa família, consigamos celebrar o grande mistério da paixão e ressurreição de Jesus Cristo. Que essa experiência de nossa família possa nos levar a crer que, em Jesus Ressuscitado, precisamos redescobrir o valor da vida, o valor da família, o valor de um aperto de mão, e tantos outros bons valores, que já tínhamos esquecidos de colocar em prática. Estamos em um tempo que convida a muita reflexão, a perceber que não somos dono do mundo, não somos dona da vida, somos apenas admiradores, pois o dono é Deus. Que consigamos, aprender a viver conforme a vontade de d’Ele, que consigamos voltar a vida da comunidade de fé, sermos igreja mais viva e presente no mundo. Celebraremos a Páscoa de um modo diferente, porém o mistério de fé que ela traz a nós é e sempre será o mesmo: Deus por amor de nós nos deu seu filho amando, para nos libertar do pecado e da morte e nos dar vida nova com sua ressureição. Uma santa e feliz Páscoa a todos”, finaliza,

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email