terça-feira, 30
 de 
abril
 de 
2024

Eleitores voltam às urnas no domingo para escolha do presidente do Brasil

Eleitores vão às urnas para o segundo turno da eleição. Foto: Arquivo/O Regional
Eleitores vão às urnas para o segundo turno da eleição. Foto: Arquivo/O Regional
Votação acontece no horário das 8 às 17 horas. Justiça Eleitoral reforça algumas recomendações aos eleitores para o bom andamento do pleito

O domingo será dia de ir às urnas para o segundo turno das eleições, com a escolha do presidente do Brasil para os próximos quatro anos e, em alguns estados, para a definição de governador. Eleitores de todo o país poderão exercer o direito do voto no horário das 8 às 17 horas em seus respectivos colégios eleitorais.

Na região, considerando as dez cidades do suleste paranaense, são mais de 223 mil cidadãos que estão aptos ao voto.

O maior número de votantes está em Fazenda Rio Grande com cerca de 83 mil eleitores, enquanto Campo do Tenente detém o menor número após a votar, com cerca de 6,1 mil pessoas.

Segundo Roberta Jurask Bueno de Paula, chefe de cartório da 144ª Zona Eleitoral de Fazenda Rio Grande, que abrange ainda Mandirituba, Agudos do Sul e Piên, as equipes estão terminando a organização do material para as para as seções eleitorais. “São cerca de 600 maletas de materiais para os mais de 2 mil colaboradores utilizarem nas eleições. Fizemos as cargas das urnas eletrônicas, e até o sábado terminamos essas tarefas logística com a conferência das seções para o domingo”, conta Roberta, enfatizando que espera-se tranquilidade ao longo do período da eleição. “A expectativa é que teremos uma eleição mais tranquila do que no primeiro turno, por ser apenas um voto e em virtude da maioria dos eleitores já saberem seus locais de votação”, afirma.

A chefe reforça algumas orientações aos eleitores para o dia da votação, como levar documento oficial com foto e baixar o e-título, para confirmar certinho o local de votação. “Quem não votou no primeiro turno pode votar normalmente se estiver com o título de eleitor regular e tem até 60 dias para justificar”, aponta.

Ainda conforme Roberta, a Justiça Eleitoral estará atuante para assegurar o bom andamento do pleito. “Pode ter a manifestação individual do eleitor com uso de camiseta, boné e tals, mas não pode aglomerar para não ser considerado boca de urna. Cuidados com o transporte irregular de eleitor e boca de urna. Recomendamos não deixar para votar na última hora e qualquer dúvida sobre título de eleitor e local de votação pode entrar em contato no 0800-640-8400 ou 3330-8500”, conclui.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email