quarta-feira, 28
 de 
julho
 de 
2021

Eleições 2020 terão mais de 212 mil eleitores aptos no suleste paranaense

Treinamento de mesários para as eleições é um dos próximos passos. Foto: Arquivo/O RegionalMesmo com toda a apreensão com os efeitos que vêm sendo causados pela pandemia da Covid-19, os grupos políticos seguem se preparando nos bastidores para o próximo pleito eleitoral. Uma das movimentações recentes esteve na regularização, transferência e no alistamento de títulos, que neste ano teve boa parte deste processo realizada de forma remota.

De acordo com números do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em dezembro de 2019 as dez cidades da região contabilizavam 208.101 eleitores aptos, passando agora para 212.218 votantes, um aumento médio de 1,97%. Naturalmente, Fazenda Rio Grande é o município com o maior eleitorado, enquanto que Campo do Tenente tem o menor índice. Confira os números detalhados na tabela abaixo.

Segundo a chefe substituta do cartório eleitoral de Fazenda Rio Grande, Samantha Balduino dos Santos Ferst, a ferramenta online Título Net permitiu a análise das solicitações por meio de atendimento remoto. “A documentação deveria ser enviada até o dia 6 de maio. Enfrentamos algumas dificuldades em virtude de terem registros sem e-mail ou telefone, tendo também casos onde não foram respondidas solicitações de documentos”, relata Samantha. Ao todo, o cartório da Fazenda, que atende também Agudos do Sul, Mandirituba e Piên, indeferiu 141 pedidos de transferências e alistamentos. Também foi concluso o prazo para regularização dos títulos cancelados e suspensos.

Agora, os trabalhos se concentram na convocação dos mesários, treinamentos, análise de prestação de contas anual partidária e registro de candidatura, havendo em seguida a preparação das urnas eletrônicas. “Estamos dentro dos prazos previstos, aguardando importantes definições de como serão os próximos passos. A preparação das pessoas que vão trabalhar nas eleições será um grande desafio”, avalia Samantha.

Os cartórios eleitorais ressaltam que o atendimento presencial segue suspenso e todos os serviços necessários estão sendo realizados via internet, estando os profissionais disponíveis para informações via e-mail ou telefone.

Eleitores. Arte: O Regional

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email