quinta-feira, 23
 de 
setembro
 de 
2021

Eleições 2020 terão 1.288 candidatos participantes do pleito na região

Câmara de Mandirituba terá 103 candidatos nesta eleição na disputa por nove cadeiras do legislativo. Foto: Arquivo/O RegionalCom o início oficial da campanha eleitoral, o assunto mais comentado no momento tem sido o próximo pleito. Na última semana, foram concluídos os registros de candidatura para os postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nas dez cidades da região, foram registradas 34 chapas na disputa majoritária e 1.220 indicações para o legislativo.

Segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na disputa das prefeituras a cidade com maior número de candidatos é Fazenda Rio Grande, com oito nomes, enquanto que Campo do Tenente, Mandirituba, Piên e Tijucas do Sul tiveram apenas duas candidaturas registradas. Já na disputa do legislativo, Fazenda segue com maior número com 273 candidatos, sendo Campo do Tenente a que teve o menor número com 72 registros.

Em um comparativo com as eleições de 2016, as candidaturas ao cargo de prefeito tiveram na época 30 chapas. Já para vereador, o número de registros no pleito anterior foi de 1.104. Confira os números detalhados de cada município na tabela abaixo.

De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Fazenda Rio Grande, Roberta Jurask Bueno de Paula, a pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças e obrigou que processos fossem realizados de forma online. “Atendemos também Agudos do Sul, Mandirituba e Piên, e somente dois partidos tiveram que entregar a documentação presencialmente. A parte informatizada, que foi uma novidade, funcionou muito bem”, avalia Roberta.

Com a documentação em mãos, o cartório trabalha no julgamento dos registros, que tem como prazo até o dia 26 de outubro para serem analisados. “A campanha é curta e temos urgência em julgar todos os documentos. Nesta fase, constatamos documentos que possivelmente estão trocados e solicitamos informações complementares, avaliando pelo deferimento ou indeferimento de uma candidatura”, detalha Roberta, salientando que a partir do dia 27 de outubro o trabalho se concentra na preparação das urnas eletrônicas. “Toda a parte de configuração é feita a partir desta data”, finaliza.

Candidaturas eleições 2016-2020. Arte: O Regional

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email