Com o início oficial da campanha eleitoral, o assunto mais comentado no momento tem sido o próximo pleito. Na última semana, foram concluídos os registros de candidatura para os postulantes aos cargos de prefeito, vice-prefeito e vereadores. Nas dez cidades da região, foram registradas 34 chapas na disputa majoritária e 1.220 indicações para o legislativo.
Segundo os números do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na disputa das prefeituras a cidade com maior número de candidatos é Fazenda Rio Grande, com oito nomes, enquanto que Campo do Tenente, Mandirituba, Piên e Tijucas do Sul tiveram apenas duas candidaturas registradas. Já na disputa do legislativo, Fazenda segue com maior número com 273 candidatos, sendo Campo do Tenente a que teve o menor número com 72 registros.
Em um comparativo com as eleições de 2016, as candidaturas ao cargo de prefeito tiveram na época 30 chapas. Já para vereador, o número de registros no pleito anterior foi de 1.104. Confira os números detalhados de cada município na tabela abaixo.
De acordo com a chefe do cartório eleitoral de Fazenda Rio Grande, Roberta Jurask Bueno de Paula, a pandemia da Covid-19 trouxe muitas mudanças e obrigou que processos fossem realizados de forma online. “Atendemos também Agudos do Sul, Mandirituba e Piên, e somente dois partidos tiveram que entregar a documentação presencialmente. A parte informatizada, que foi uma novidade, funcionou muito bem”, avalia Roberta.
Com a documentação em mãos, o cartório trabalha no julgamento dos registros, que tem como prazo até o dia 26 de outubro para serem analisados. “A campanha é curta e temos urgência em julgar todos os documentos. Nesta fase, constatamos documentos que possivelmente estão trocados e solicitamos informações complementares, avaliando pelo deferimento ou indeferimento de uma candidatura”, detalha Roberta, salientando que a partir do dia 27 de outubro o trabalho se concentra na preparação das urnas eletrônicas. “Toda a parte de configuração é feita a partir desta data”, finaliza.