sexta-feira, 20
 de 
maio
 de 
2022

Educação lança projeto Viagem Literária nas escolas de Pinhais

Projeto foi apresentado aos alunos nesta semana. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Pinhais

Iniciativa visa desenvolver e fortalecer o hábito de leitura e formação do pensamento crítico para os educandos. Milhares de novos livros infantis devem ser entregues em todas as escolas do município

Promover o hábito da leitura e desenvolver o pensamento crítico. Estes são alguns dos objetivos do Projeto Viagem Literária, lançado na última segunda-feira pela Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, em solenidade na Escola Municipal Lírio Jacomel.

O evento de inauguração das atividades ocorreu no Dia Nacional do Livro Infantil, com a presença de autoridades municipais, equipes da escola, além dos servidores da Educação e da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer envolvidos no projeto. Com os educandos do quinto ano na Biblioteca da escola, a Viagem Literária foi apresentada por meio de um vídeo e, depois, as crianças puderam ouvir a história contada por Elaine Klein, fechando o evento com um aperitivo do projeto.

A secretária de Educação, Andrea Franceschini, destacou aos alunos sobre a importância da iniciativa. “Eu fiquei muito feliz e emocionada, quando olhei ali no vídeo, que esses livros irão chegar até a casa de vocês, para que vocês possam ler junto com a família. Até fiquei arrepiada de emoção, de saber que a escola vai proporcionar para vocês e para a família um momento muito prazeroso. Esse é um hábito que a gente tem que criar, junto com a família, alguns pais, avós que não saibam ler, vocês vão ler para eles”, enfatizou.

Na sequência, a prefeita e professora Rosa Maria recordou a sua iniciação à leitura. “Pinhais é uma cidade preparada para o futuro, e não se pode preparar o futuro sem grandes leitores e leitoras. Quando eu tinha a idade de vocês, eu vim de um lar onde não tinha livros, então eu ficava muito doida para ir pra escola porque era na escola que tinha os livros. Então eu amava ler e imaginar aquilo que estava no livro. Quando eu lia Machado de Assis, José de Alencar, eu sentia até o cheiro da fruta que ele descrevia, eu amava aquele chão molhado que ele descrevia, em que a Iracema estava caminhando entre as árvores; o canto do rouxinol, eu ouvia. Isso era mágico, a leitura nos faz isso. E para além da nossa criatividade, a nossa imaginação pulsando dentro da gente, a leitura nos torna pessoas melhores, porque nós olhamos o mundo com olhos de conhecimento de todas as áreas”, finalizou.

O projeto Viagem Literária foi idealizado pela equipe técnica da Gerência do Ensino Fundamental (GEENF) da Secretaria Municipal de Educação de Pinhais, na busca por novas metodologias para despertar nos educandos o gosto pela leitura. O projeto abrange seis dimensões, com a intenção de ampliar e fortalecer a educação literária ofertada nas escolas da Rede Municipal de Ensino de Pinhais, sendo a Caixa Literária; Maleta Literária; Biblioteca Ativa; Território da Leitura; Poeta Mirim; Dimensão da Escola.

As dimensões têm o intuito de promoverem um ensino envolvendo práticas de leituras significativas e propiciar aos educandos a compreensão leitora que ultrapasse a simples decodificação de textos, ou seja, formar leitores que utilizem os diversos textos em sua prática social. Ainda, para fomentar o trabalho, a prefeitura de Pinhais irá viabilizar a entrega de milhares de novos livros infantis para todas as escolas da rede municipal, que possui hoje cerca de 10 mil educandos de ensino fundamental.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email