Projeto Literando prevê a vivência da leitura entre as crianças e famílias, com a distribuição de quase 10 mil livros
Com o objetivo de mediar e incentivar vivências de crianças e famílias com o mundo dos livros, a Secretaria de Educação de Pinhais lançou, recentemente, o projeto Literando. O lançamento ocorreu no CMEI Enedina Alves Marques, localizado no bairro Estância Pinhais, e a iniciativa será promovida em todas as unidades que atendem a educação infantil da rede municipal de ensino.
Durante o evento, foi realizada pela pedagoga Elaine Siqueira de Amorim a contação da história ‘A bruxa do batom azul’. Por meio do Literando, serão distribuídos quase 10 mil livros para as crianças da educação infantil nas unidades educacionais de Pinhais.
Presente na cerimônia, a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, destacou que a leitura é fundamental em qualquer processo de ensino-aprendizagem. “Sou professora de língua portuguesa e pela literatura alfabetizei muitas crianças. Precisamos investir em diversas áreas em nossa cidade, mas essa, sem dúvida, é uma área que demanda investimentos sempre. Ao sair pela cidade, sempre escuto elogios em relação a educação de Pinhais e os profissionais que aqui atuam são diferenciados”, enalteceu.
A secretária de Educação, Andrea Franceschini, também destacou a boa leitura ser exigida em diferentes quesitos. “Hoje é o dia da Educação Infantil e aproveito para parabenizar a toda a equipe que atua nesta área em Pinhais. O incentivo à leitura é importante, afinal saber ler e interpretar se torna fundamental em todas as disciplinas. Portanto, esse hábito deve ser incentivado desde o berçário com as famílias. As tecnologias estão muito presentes na vida das crianças, mas a leitura não deve ser deixada de lado”, falou.
Idealizadora do projeto, Andressa Montilla, da gerência de Educação Infanti, afirmou que os livros são portas para o conhecimento. O gosto pela leitura deve ser desenvolvido nas crianças desde bebês, pois além de tornar a literatura infantil parte da vida dos pequenos, estimula a criatividade, a empatia, o raciocínio, o respeito, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e da linguagem e possibilita uma visão de mundo mais ampliada”, comenta Andressa, destacando que o Literando dá acesso às obras literárias de duas maneiras. “As caixas literárias que são obras fixas na unidade de ensino e servirão para momentos de contação e contato das crianças. Também as sacolas literárias que levarão o encantamento das literaturas para as casas das nossas crianças, promovendo o hábito da leitura para crianças e famílias em seus lares”, explicou.
Cada unidade de ensino receberá obras adequadas para as faixas etárias atendidas.