sábado, 18
 de 
setembro
 de 
2021

Educação disponibiliza ferramenta online para matrículas na rede estadual

Mudanças visar dar maior comodidade aos pais na hora de fazer a matrícula dos filhos. Foto: Arquivo/O RegionalUma nova ferramenta, disponibilizada pela Secretaria de Estado da Educação e Esporte, permitirá a realização de matrículas para 2020 nas escolas estaduais do Paraná pela internet. A plataforma para confirmação ou escolha de vaga estará disponível para os alunos de continuidade e para os jovens que ingressarão no sexto ano do Ensino Fundamental ou na primeira série do Ensino Médio.

A matrícula online, que é uma modalidade opcional, começa em 21 de outubro e segue até 1º de novembro. A funcionalidade será incorporada à Área do Aluno, plataforma da Secretaria em que os responsáveis já podem consultar o boletim escolar e solicitar o histórico do estudante. Também é possível acessá-la pelo celular.

Segundo o secretário da pasta, Renato Feder, a matrícula online busca facilitar a vida dos pais e responsáveis pelos alunos e também reflete um dos objetivos da atual gestão, de inserir a tecnologia cada vez mais no cotidiano dos estudantes. “É uma opção a mais que os pais e responsáveis têm para fazer a matrícula de uma forma mais rápida, sem necessidade de ir até a escola. Além disso, permite que se indique até três escolas como opções viáveis para a matrícula. É uma inovação do governo do Paraná que vai facilitar bastante o processo de matrícula”, explica.

Processo – O responsável pelo estudante ou o educando maior de 18 anos, deve acessar a plataforma, após fornecer CPF e número de celular para o qual será enviado um código de validação via SMS. Acessando a Área do Aluno, basta clicar em ‘Matrícula Online’, no menu lateral da página, para dar continuidade ao processo.

Para os jovens já matriculados nas escolas estaduais e que apenas desejam dar continuidade aos estudos na rede pública, o responsável deverá acessar a ferramenta e confirmar a vaga na instituição de ensino em que o estudante já está matriculado. Caso desejem tentar uma vaga em outra unidade, os pais podem indicar até três escolas e aguardar o resultado da solicitação, que será divulgado no início de dezembro. Já os estudantes ingressantes, provenientes do quinto e nono anos das redes municipal e estadual de ensino, os responsáveis devem acessar o sistema e confirmar a matrícula na instituição de ensino sugerida pela secretaria estadual, conforme a escola mais próxima do endereço residencial. Se os pais preferirem por uma escola diferente da sugerida, eles podem indicar até três instituições em que desejem tentar uma vaga e aguardar o resultado da solicitação.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email