quarta-feira, 12
 de 
junho
 de 
2024

Junho Vermelho incentiva doação de sangue e evidencia ato de solidariedade

Atitude de doar sangue é evidenciada e incentivada durante a campanha Junho Vermelho. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Atitude de doar sangue é evidenciada e incentivada durante a campanha Junho Vermelho. Foto: José Fernando Ogura/AEN
Campanha busca conscientizar sobre a importância deste ato, além de homenagear, no dia 14 de junho, todas as pessoas que tiveram ou têm a atitude de doar sangue

Um gesto de solidariedade considerado de extrema importância para salvar vidas, a doação de sangue é celebrada e incentivada neste mês por meio da campanha Junho Vermelho. A data de 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue, também é uma forma de homenagear as pessoas que tiveram ou têm a atitude de fazer a doação.

Dados da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) mostram que de janeiro até agora, o Centro de Hematologia do Paraná (Hemepar) recebeu 96.213 candidatos à doação de sangue, fechando uma estimativa de 16.035 doadores por mês. Da região, o número de doações de pessoas que moram nas dez cidades locais chega a 11,6 mil no período de 2022 até agora.

Andressa Dal Pizzol, moradora de Piên, já é doadora há sete anos, e incentiva a prática como um ato de amor e cuidado com o próximo. “Minha primeira doação foi em 2016 e fui motivada, à época, porque meu pai precisaria de doadores pois passaria por uma cirurgia. Além de doar sangue, também sou doadora de medula e tento doar, pelo menos, duas vezes ao ano. É de extrema importância esse gesto, pois são muitas pessoas que precisam diariamente por tantos motivos”, afirma.

Segundo Andressa, doar sangue faz bem para quem doa e para quem recebe. “Se você está apto a doação, faça. É rápido e em poucos minutos está liberado. Para mim, é o verdadeiro significado de fazer o bem sem olhar a quem”, complementa.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, também enaltece a atitude e incentiva que mais pessoas façam parte desta corrente solidária. “Quero deixar o nosso agradecimento aos doadores e aproveitar para dizer que precisamos renovar nossos estoques e por isso contamos com o apoio de todos, principalmente nesse Junho Vermelho, que é o mês dessa mobilização. Solidariedade não tem hora e nem lugar. Sempre temos espaço para mais um doador”, destaca.

Doações de sangue. Arte: O Regional
Doações de sangue. Arte: O Regional

Doação – Para doar é necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade podem doar com autorização e presença do responsável legal.

O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado e apresentar documento oficial com foto. Os homens podem doar a cada dois meses, no máximo quatro vezes ao ano, e as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email